O projeto “PrimaryCare @COVID-19: Digital Platform for Supporting Chronic Patients and COVID-19 consultations and Monitoring in Primary Care” tem como objetivo a criação de uma plataforma digital ao nível dos cuidados de saúde primários para apoiar e monitorizar doentes crónicos, bem como apoiar na resposta ao nível das consultas e monitorização de doentes com COVID-19 (ou outras doenças infecciosas). O projecto é liderado pelo Professor do IHMT NOVA, Luís Lapão.
Esta plataforma digital – METHIS, baseada nos projectos de investigação anteriores, ePharmaCare/FCT e HAITOOL/EEAGrants, está a ser melhorada para permitir que os médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários possam acompanhar doentes crónicos e pacientes relacionados ao COVID-19 em casa. Está a ser planeado um piloto, e demonstração do sistema, em duas USF da Administração Regional de Saúde de Lisboa, podendo vir a ser ampliado para todos os cuidados primários em Portugal.
Espera-se que esta plataforma digital possibilite uma melhor cobertura de doentes crónicos em casa e a comunicação correta com pacientes relacionados com a COVID-19, uma vez que este tipo de doentes perde muitas vezes o acesso à saúde nestas circunstâncias. Com esta plataforma digital, os profissionais de saúde poderão realizar consultas com segurança e rigor com pacientes crónicos e prescrever os medicamentos necessários, bem como informá-los sobre as medidas da COVID-19. No caso de pacientes em quarentena ou isolados, essa plataforma permitirá monitorizar e fazer a avaliação da saúde.
Este projecto insere-se no contexto da eHealth e da saúde digital, representando uma oportunidade para gerir doentes crónicos durante epidemias, permitindo o acompanhamento destes pacientes, evitando que as suas doenças se descontrolem e que precisem ir à emergência. Esta plataforma digital conterá componentes “inteligentes”, como seja algoritmos (suportados pela evidência) que permitam um conjunto de alertas para os médicos e enfermeiros, permitindo ainda que os profissionais de saúde façam consultas remotamente para os pacientes em casa ou em viajem, gerindo toda a informação de saúde de forma segura.
Equipa de Investigação e Desenvolvimento: Luís Lapão, Jorge Seixas, Mélanie Maia, Vasco Pedrosa e Mariana Santos (IHMT), Bruno Heleno (Nova Medical School), Miguel Mira da Silva (IST/INOV) e Jorge Correia (HUG, Suiça).