O IHMT-NOVA lamenta profundamente a morte de Jorge Sampaio que, para além de ter sido Presidente da República, dedicou parte da sua vida ao apoio às questões de saúde, tal como o seu Pai, Professor Doutor Arnaldo Sampaio, que foi Diretor Geral de Saúde durante vários anos. Teve também um papel preponderante junto das Nações Unidas, na defesa dos direitos humanos e da liberdade, destacando-se o apoio aos estudantes Sírios que foram acolhidos em Portugal e as inúmeras iniciativas e ações na Luta Contra a Tuberculose.
Em 2016, o IHMT-NOVA propôs ao Secretariado Executivo da CPLP, o nome do Presidente Jorge Sampaio para atribuição do prémio José Aparecido de Oliveira, pelo excelente contributo na luta contra a tuberculose.
O prémio foi-lhe atribuído ex equo com o Embaixador Lauro Moreira do Brasil, e com o Doutor Carlos Lopes, Secretário Executivo da Comissão de Economia, das Nações Unidas.
Enquanto enviado especial da ONU, com a missão de mobilizar a comunidade internacional, foi um dos maiores impulsionadores da consciencialização dos governos e das comunidades para a Luta Contra a Tuberculose, missão para a qual o IHMT/NOVA teve a honra e o privilégio de contribuir integrando e promovendo projetos e ações com patrocínio e coordenação do Presidente Jorge Sampaio. A nossa sentida homenagem à sua memória, ao seu legado e ao seu exemplo que tanto nos influenciou e motivou.
Jorge Sampaio marcou presença no 4º Congresso Nacional de Medicina Tropical, subordinado ao tema “Sida, Tuberculose e Doenças Oportunistas”, que decorreu no IHMT NOVA entre 19 e 21 abril de 2017