O IHMT produziu um policy paper com o título “Guia prático para a implementação de Programas de Gestão de Utilização de Antibióticos”, da autoria de Alexandra Sofia Simões, João Gregório, Pedro Póvoa e Luís Velez Lapão.
O documento, disponível em português e em língua inglesa, visa fornecer recomendações práticas, com base em evidência, para a implementação de Programas de Gestão de Utilização de Antibióticos nos hospitais portugueses, de modo a melhorar a qualidade da prescrição de antibióticos, contribuir para melhores resultados clínicos e complementar a Campanha de Precauções Básicas de Controlo de Infeção, inserida no Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos da Direção-Geral da Saúde.
Os Programas de Gestão de Utilização de Antibióticos contribuem para a otimização da terapia antimicrobiana, garantindo o seu uso correto (indicação, dose e duração certa) e minimizando os efeitos secundários. A adoção destes programas permite reduzir a prevalência da resistência aos antimicrobianos, os custos com os cuidados de saúde e salvar vidas.
Aceder ao documento:
Guia prático para a implementação de Programas de Gestão de Utilização de Antibióticos