Com o objetivo de promover as boas práticas de Ciência Aberta no que respeita aos dados de investigação e de dar resposta às necessidades da comunidade científica nesta vertente, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.), lançou o Serviço de Repositório de Dados de Investigação Polen, direcionado a beneficiários de instrumentos de financiamento da FCT, I.P. O período de manifestação de interesse e candidatura à fase piloto deste serviço decorreu entre 12 de dezembro de 2022 e 20 de janeiro de 2023. No âmbito desta candidatura está previsto um financiamento atribuído por fundos resultantes de um projeto SAMA denominado “Transformação Digital na Investigação: Gestão de Ciência e Ciência Aberta” que será repartido até um máximo de 6 beneficiários.
A candidatura do IHMT à fase piloto do serviço em questão foi coordenada pelas equipas da Direção, do Gabinete de Gestão da Biblioteca e do Museu e do projeto MARVEL – “Prevenção da emergência e disseminação de resistência aos antirretrovirais nos PALOPs através de uma abordagem de sequenciação portátil de nova geração e computacional”, financiado pela FCT, I.P (PTDC/SAU-PUB/4018/2021).
Como beneficiário deste serviço, o IHMT terá a oportunidade de utilizar e desempenhar um papel ativo na testagem do repositório de dados de investigação; emitir recomendações e/ou sugestões de melhoria do serviço; assegurar o depósito dos dados de investigação do seu projeto; transmitir as preocupações da comunidade científica nacional, no que respeita ao depósito e salvaguarda dos seus dados de investigação.