O investigador da Unidade de Ensino e Investigação de Parasitologia Médica do IHMT, Carlos Novo, e a bolseira de Doutoramento Cristina Almeida Costa são co-autores de um estudo publicado na revista científica PLOS ONE, que poderá contribuir para melhor conhecer o processo de proliferação do protozoário Tripanossoma brucei (causador da doença do sono) na corrente sanguínea.
O protozoário Tripanossoma brucei, transmitido pela mosca tsé-tsé, é o agente causador da tripanossomose (ou doença do sono) nos seres humanos e animais.
Os ciclos de vida e celulares do parasita são complexos e pouco é conhecido sobre o papel das proteínas denominadas cinases e ciclinas existentes neste organismo. Este estudo pretende contribuir para um maior conhecimento do papel destas proteínas na proliferação dos tripanossomas na corrente sanguínea, que possa sugerir o seu uso como alvo terapêutico.
Aceder ao estudo Identification and Functional Characterisation of CRK12:CYC9, a Novel Cyclin-Dependent Kinase (CDK)-Cyclin Complex in Trypanosoma brucei