A Direção do Instituto de Higiene e Medicina Tropical comunica com profundo pesar o falecimento do Investigador Doutor Carlos Alves Pires, Investigador Principal aposentado do IHMT e que iniciou as suas funções neste Instituto em 22 de maio de 1992.
In Memoriam
Carlos Alves Pires, iniciou a sua carreira com 16 anos como técnico de laboratório, em Angola, na Missão de Prospeção de Endemias. Só depois do seu regresso a Portugal, e já no IHMT, concluiu a sua licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 1978. Ingressou na carreira de Investigação na Disciplina de Entomologia, dinamizando uma linha de investigação em flebótomos, vetores de leishmaniose. Realizando o estudo entomológico dos principais focos da doença conhecidos à altura no nosso País, deu um contributo significativo para o estudo da epidemiologia da leishmaniose, tema do seu doutoramento defendido em 2000. Trabalhou igualmente no estudo dos mosquitos de Angola, Portugal, Cabo Verde e São Tomé deixando o seu nome em inúmeras publicações (ver Alves Pires, 2012, Anais do IHMT, vol.11: 14-27).
Colega sempre disponível, trabalhador incansável e cientista completo, do campo, onde não conhecia dificuldades, ao laboratório, onde se iniciou como técnico e se superou tornando-se um excelente Investigador. Na fase final da sua carreira desempenhou as funções de Subdiretor do IHMT.
Humano e facilmente acessível, com um sentido de humor que o caracterizava, sempre irreverente face às dificuldades quotidianas. É assim que os colegas de Entomologia o recordam e aqui expressam sua sentida homenagem ao cientista, ao homem e ao amigo.
Carla Sousa
Maria Teresa Novo
Paulo Almeida
Foto:
Provas de doutoramento de Carlos Alves Pires (IHMT, 2000). Da esquerda para a direita: Lenea Campino, Henrique Ribeiro, Carlos Alves Pires, Pedro Abranches, Javier Lucientes, António Grácio, Helena Ramos, Paulo Almeida