A direção do IHMT manifesta publicamente profundo pesar pelo falecimento do Professor Nuno Cordeiro Ferreira, diretor do IHMT entre 1980 e 1983.
Entre 1996 e 2006, foi coordenador dos Hospitais Civis de Lisboa, Grupo que antecedeu o atual Centro Hospitalar de Lisboa Central.
Conhecido pela sua total disponibilidade para os doentes e suas famílias, Nuno Cordeiro Ferreira constitui figura central na saúde em Portugal, ainda antes da criação do Serviço Nacional de Saúde e depois da sua criação.
Como docente, iniciou o seu percurso em 1959 no IHMT, onde se doutorou, alcançando o estatuto de catedrático de Higiene Materno-Infantil e Pediatria Social.
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, e foi fundador e presidente da Sociedade de Pediatria de Língua Portuguesa.
Em 1994, pelas mãos do então Presidente da República Mário Soares, foi condecorado como Grande-Oficial da Ordem de Santiago da Espada. Em 1999, foi galardoado pela Fundação Alfred Toepfer de Hamburgo com o prémio Montaigne, pelos seus contributos humanistas para a cultura europeia. Cinco anos depois, a Fundação Alfred Toepfer de Hamburgo concedeu-lhe o Prémio Montaigne.
Foi diretor e editor de publicações médicas, como a Revista Portuguesa de Pediatria, e consultor científico de várias revistas estrangeiras de Pediatria.
À família e amigos, o IHMT remete os seus sentidos pêsames.