A nova publicação científica “One Health” é o jornal oficial da International Federation for Tropical Medicine (IFTM) e atualmente tem atraído muito tráfego em temas relacionados relacionados com a COVID-19, em que se destaca a coleção de artigos sobre o novo coronavirus.
“Projeções recentes descrevem que este problema de saúde pública pode estender-se até 2022, quando não até 2024, dependendo de fatores relacionados com a transmissão da doença que são ainda em grande parte desconhecidos, como o impacto da proteção potencial por imunidade e as temperaturas mais altas do verão nas regiões do Hemisfério Norte. As premissas acima mencionadas aplicam-se, é claro, na situação atual da pandemia e desde que nenhum tratamento específico eficiente, medicamento profilático, antiviral e vacina sejam descobertos, produzidos em quantidades suficientes e distribuídos de modo a atingir o maior número de pessoas no menor tempo possível”, pode ler-se na página da IFTM, da qual integram o Board o diretor do IHMT NOVA, Filomeno Fortes, e o professor catedrático de Saúde Internacional, Paulo Ferrinho.
A plataforma “One Health” tem como objetivo a rápida comunicação de conhecimento científico de elevada qualidade para promover investigação interdisciplinar em doenças emergentes, transmitindo conhecimentos sobre a transmissão de agentes patogénicos intra e inter espécies. O jornal oficial da IFTM une peritos das mais diversas áreas, nomeadamente virologia, bacteriologia, parasitologia, micologia, assim como vectores e doenças transmitidas por vectores, saúde tropical, ciências veterinárias, patologia, imunologia, segurança alimentar, e ainda modelagem matemática, epidemiologia, Investigação em saúde pública e preparação de emergência. Desta forma, estabelece “uma ponte entre humanos, animais e o meio ambiente” que permitirá “compreender os microorganismos e saber como podemos mitigar o seu impacto”.
Indexada à plataforma Scopus e com factor de impacto 4.02, a publicação científica convida os investigadores nas áreas descritas a submeter os seus trabalhos no One Health, ficando desde logo com gold open access, que permite o acesso livre e gratuito a ler, citar ou fazer download do artigo.
Para mais informações consulte aqui o site.