Data: c.1952
Dimensões: Alt. 51 cm. Lar. 61 cm | Alt. 60,90 cm. Lar. 46,40 cm
Inventário:
Museu IHMT.000153 | IHMT.000156
Em 1952, os Serviços de Saúde de Moçambique enviaram diversos objetos para a exposição das “Actividades Sanitárias do Ultramar”, realizada em Lisboa quando do I Congresso de Medicina Tropical (24 a 29 de abril de 1952), comemorativos do cinquentenário da fundação da Escola / Instituto de Medicina Tropical.
Uma das coleções então enviadas foi um conjunto de modelos em gesso representando, em tamanho próximo do real, diversas patologias com especial incidência nos Trópicos. Esses modelos eram cópias dos existentes no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Miguel Bombarda (agora o Hospital Central de Maputo), que possuía uma sala expressamente destinada e equipada para a modelagem.
Outra coleção enviada por Moçambique, reunia diversas peças anatomopatológicas recolhidas em autópsias e cirurgias executadas no hospital, devidamente conservadas em formol e, algumas delas, relacionadas com as patologias representadas nos modelos.
Ambas as coleções viajaram no vapor Quanza, que saindo de Moçambique em 22 de fevereiro de 1952, aportou em Lisboa no fim de março desse ano, como consta na carta assinada pelo Médico-chefe e Director dos Serviços de Saúde – Barata-Feio, arquivada num dos livros da organização do Congresso – “Livro de Correspondência Recebida do I Congresso Nacional de Medicina Tropical, 1952” (IHMT.0000429).
Estas coleções ficaram depois no Instituto de Medicina Tropical, com fins pedagógicos.
Na ocasião veio também um conjunto de fotografias que mostram os modelos e as peças no Museu do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital do Maputo. São duas dessas fotografias que constituem as peças deste mês.