Data: 1958
Dimensões: Cada placa: A.19 cm X L.13 cm
Inventário Museu:
Planta da Junqueira: IHMT.00001630
Plantas dos pisos do Instituto:
IHMT.00001631
Em Setembro de 1958 realizaram-se em Lisboa os VI Congressos de Medicina Tropical e Malária. O evento, que teve grande repercussão no país e além-fronteiras, serviu também para a estreia do novo edifício do Instituto de Medicina Tropical (só solenemente inaugurado a 12 de Dezembro de 1958) e também para a inauguração da estátua de Garcia de Orta (ver IHMT. Peça do Mês – Novembro 2017).
As actas – “Proceedings” – dos VI Congressos foram de seguida publicadas em 7 volumes que constituem suplementos dos Anais do Instituto de Medicina Tropical e detalham as reuniões cientificas e os eventos sociais.
lustrações no volume I dessas actas mostram , em esquema, a nova área edificada do Instituto, na Junqueira, e a então Feira das Industrias de Lisboa, inaugurada em 26 de Maio de 1957, cerca de ano e meio antes dos Congressos. As actividades dos VI Congressos de Medicina Tropical e Paludismo decorreram em ambos os edifícios.
As “Peças do mês – Janeiro 2020” do Museu do IHMT são duas das placas que serviram como matriz gráfica para a impressão dos Proceedings of the Sixth International Congresses on Tropical Medicine and Malaria, Vol. 1, Lisbon, 1958 (5-13 Sept). Anais do I.M.T, Vol. 16, supl. Nº 5 1959. Uma das placas ilustra a localização do Instituto e da FIL e a outra mostra as plantas interiores dos três principais pisos do Instituto de Medicina Tropical, com referências às salas onde decorreram as atividades dos VI Congressos.
(JLD)