Em 2021 foram muitas as mulheres que se distinguiram em Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade. A professora e investigadora Ana Abecasis, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa, foi uma das nomeadas na categoria Ciência para o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras.
Ana Abecasis formou-se como médica e farmacêutica. Concluiu o Doutoramento em Ciências Médicas na Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, em maio de 2009. Exerceu as funções de Diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística durante o ano de 2021 a que se refere o Prémio ACTIVA, tendo atualmente sido substituída no cargo pelo professor catedrático Paulo Ferrinho. Tem-se dedicado à investigação científica na área do HIV. Leia a notícia Investigadores vão ‘tirar fotografia’ à sida em Angola.
Em 2012, recebeu a Medalha de Honra L’Oreal Portugal FCT Unesco para as Mulheres na Ciência, em 2016 e 2017 o prémio do programa Gilead Génese e em 2019 o Prémio Ricardo Camacho, da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA.
Em breve poderá conhecer as vencedoras em cada uma das categorias.