Data: 1902
Dimensões: A. 32cm X L. 22,8cm X lombada 2,2cm
Museu (N.º Inventário): IHMT.0000642
Livro de Termos nº 1 do Curso Geral de Medicina Tropical. Contém os registos dos alunos e dos exames finais, desde as inscrições em 1902 até ao curso do ano lectivo 1919-1920. O livro contém 100 folhas, o que corresponde aos 200 primeiros alunos da Escola de Medicina Tropical. Por página, há a matrícula de um aluno e o resultado do respetivo exame final.
O livro inicia-se portanto, com o primeiro curso da Escola de Medicina Tropical, destinado a médicos, “aspirantes a facultativos do ultramar”.
O “Termo de Abertura”, com data de 14 de Novembro de 1902, está assinado por António Duarte Ramada Curto, o primeiro diretor da Escola, que também assina como presidente do Júri dos exames desse primeiro Curso. Outros dois professores, Francisco da Silva Telles e Ayres Kopke, assinam como vogais dos júris, e Ayres Kopke ainda como primeiro Secretário da Escola.
Para os anos lectivos subsequentes sucedem-se as assinaturas dos diretores seguintes, nomeadamente de António Maria de Lencastre e de Silva Telles, bom como de outros professores, enquanto vogais dos júris e secretários.
(JLD)