No passado dia 30 de janeiro de 2024, a Prof.ª Doutora Carla Sousa foi a convidada especial do programa «Viva Saúde», da RTP África, onde esteve à conversa com a entrevistadora Gisela Van-Dünann para falar sobre dengue. Num episódio muito educativo, foram vários os tópicos falados durante os 30 minutos do programa, que serve como uma introdução a esta doença viral.
Tópicos:
- O que é a dengue?
- A que sintomas é que se deve estar atento?
- E em termos de tratamento, depende do tipo?
- Por ser uma infeção, quando uma pessoa está exposta e já se confirmou o diagnóstico, convém haver algum isolamento?
- Com esta prevalência que ainda se vê na América do Sul, na Ásia e em África… porquê esta propagação e dificuldade em erradicar a doença?
- E que cuidados é que devemos ter para evitar que isto se venha a agravar?
- No caso dos países africanos, porque é que existe maior prevalência em alguns e não tanto em outros? Existem zonas geográficas com maiores cuidados instituídos pelo próprio governo?
- Ainda em relação às pessoas que já têm a patologia, existe o risco de fatalidade? Que consequência podem advir de estar afetado pela dengue?
- Existem sequelas de se apanhar dengue?
- E em relação à vacina?
- E em termos de eficácia?
- Existem grupos de risco que precisam de ser priorizados?
- Em termos de cuidados a ter com a vacina, nos países africanos tem sido possível propagar esta prevenção? Não existe aqueles cuidados de armazenamento que existiu com a Covid-19, por exemplo?
- É útil usar repelentes?
- Normalmente, quando se fala destas doenças e mosquito, principalmente, diz-se que tem que se tomar cuidado para não deixar água parada, ter estes conceitos básicos de higiene, mas falamos de uma espécie que, com uma carica, consegue multiplicar-se…
- Considera que as alterações climáticas têm ajudado a propagar a doença ou acha que não tem tido influência?
- Em algumas instâncias, pode ser uma questão de sorte ou de azar?
- Que mensagem gostaria de deixar para dar conclusão a este tema?
Veja aqui o episódio completo no canal da RTP