No âmbito do IANDA Guiné Saúdi, projeto cofinanciado pela União Europeia (UE), Camões I.P. e a Fundação Calouste Gulbenkian, decorreu, em Bissau, nos dias 29 e 30 de novembro de 2023, a Conferência Nacional de Saúde, cuja organização e conteúdos técnicos teve participação ativa do IHMT/UNL, de acordo com as atribuições constantes do Protocolo assinado.
A Conferência Nacional de Saúde foi um momento de debate de assuntos fundamentais para o setor da saúde da Guiné-Bissau e no seu início contou com a presença do Ministro da Saúde, Domingos Malú, em representação do Primeiro-Ministro, do Embaixador da União Europeia em Bissau, Artis Bertulis e do Embaixador de Portugal em Bissau, José Caroço.
Depois da apresentação dos documentos de orientação estratégica para o setor da saúde, o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário III (PNDS III) e o Plano Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Saúde (PNDRHS), vários foram os temas em discussão.
O Programa, que pode ser consultado aqui, confirma a forte presença do IHMT/UNL nos trabalhos desenvolvidos, os quais decorreram num ambiente que, embora formal, permitiu a intervenção dos participantes com a apresentação de questões e de sugestões que enriqueceram o debate.
A Sessão de Encerramento contou com a presença da Secretária de Estado da Administração da Saúde, Cadija Mané, em substituição do Ministro da Saúde, o Representante da Embaixada da União Europeia em Bissau, Pedro Saraiva, o Vice-Presidente do Camões I.P., Ricardo Victoria, por Zoom, e o Diretor do IHMT/UNL, Filomeno Fortes.