O trabalho, intitulado “Abordagem de enfermagem de reabilitação na utilização de slime em pessoas com alteração dos membros superiores”, liderado pela enfermeira Inês Agostinho, da Neurotraumatologia da ULSLO, e que contou com a colaboração da Dra. Ana Catarina Alves, coordenadora dos insectários do IHMT, foi distinguido com o Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa 2024, atribuído pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros.
Este projeto inovador, desenvolvido com a colaboração do IHMT, teve como ponto de partida a curiosidade sobre o efeito do slime na recuperação muscular de doentes, particularmente no relaxamento e no tónus dos membros superiores. A receita inócua do slime, geralmente associada a brincadeiras infantis, foi adaptada para ser utilizada como uma terapia segura e eficaz, mostrando-se eficaz na redução da hipertonicidade muscular e contribuindo para a implementação de uma nova abordagem terapêutica.
Este trabalho é um claro exemplo da relevância da colaboração entre diferentes áreas da saúde, e como podem resultar em práticas que beneficiam diretamente os doentes e motivam as equipas a inovar na reabilitação.