Entre 27 de fevereiro e 3 de março o IHMT NOVA acolhe a ação de formação Interventions for Health Professionals to reduce vaccine hesitancy in european target regions: evaluators training week. Trata-se de uma iniciativa integrada nos trabalhos do projeto VAX TRUST – Addressing Vaccine Hesitancy In Europe, que irá contar com participantes dos sete países europeus onde o projeto decorre.
O projeto VAX-TRUST é desenvolvido por um consórcio de 10 parceiros da Finlândia, Bélgica, Chéquia, Itália, Polónia, Portugal e Reino Unido e foi desenhado com o objetivo geral de fornecer ferramentas e apoio aos profissionais de saúde para lidar com indivíduos hesitantes em relação à vacinação. Teve início em março de 2021 e decorre até ao final de fevereiro de 2024, contando com o financiamento do Horizonte 2020 da União Europeia.
A formação foi concebida e será conduzida pela equipa do IHMT que integra este consórcio internacional, coordenada pelo professor Tiago Correia e que integra os investigadores Cátia Sá Guerreiro, Rita Morais e André Beja. Até julho de 2023 esta equipa irá, em conjunto com os participantes na ação, conduzir a avaliação de um conjunto de intervenções que irão ser desenvolvidas por alguns dos parceiros do projeto numa determinada região do seu país com o propósito de capacitar profissionais de saúde para lidar com situações de hesitação vacinal.
Desde que as vacinas foram desenvolvidas, há quem questione o seu valor e importância para a saúde, expressando desconfiança em relação aos seus proponentes. Sendo um fenómeno social amplo e complexo, a hesitação vacinal é uma questão importante para os profissionais de saúde que enfrentam cada vez mais desafios na construção de relações de confiança com os seus pacientes. É para o IHMT um privilégio integrar este grupo de trabalho, aspirando à promoção de competências dos profissionais de saúde para lidarem com indivíduos hesitantes à vacinação, e ao mesmo tempo contribuir para a definição de recomendações estratégicas que possam colmatar esta problemática.
Para saber mais sobre o projeto VAX-TRUST: https://vax-trust.eu/