O WPs 6 & 7 Joint Seminar, evento que começou no dia 24 de outubro, vai decorrer, durante os dias 25 e 26 de outubro, na sala Fraga de Azevedo, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
Com o objetivo de fornecer ferramentas e apoio aos profissionais de saúde para lidar com a questão da hesitação em relação às vacinas, o projeto VAX-TRUST compreende a questão da hesitação como um fenómeno social abrangente. Muitos indivíduos têm dúvidas sobre a necessidade da vacinação e até mesmo os profissionais de saúde podem questionar as recomendações e provas científicas sobre a vacinação. Desta forma, o VAX-TRUST valoriza diferentes perspetivas e abordagens, tendo em consideração os fatores sociais que moldam as crenças e atitudes em relação às vacinas nas sociedades presentes.
Tendo começado em março de 2021, o projeto VAX-TRUST vai decorrer até fevereiro de 2024, sendo financiado pelo programa HORIZON 2020, da União Europeia. O Instituto de Higiene e Medicina Tropical integra este consórcio através de uma equipa coordenada por Tiago Correia e composta pelos investigadores Cátia Sá Guerreiro, Rita Morais e André Beja.
O consórcio é constituído por 10 organizações parceiras de 7 países europeus – Tampere University (Finlândia), Jagiellonian University (Polónia), Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (Portugal), University of Cassino and Southern Lazio (Itália), University of Nottingham (Reino Unido), Ghent University (Bélgica), University of Turin (Itália), Charles University (Chéquia), Finnish Institute for Health and Welfare (Finlânida) e a Universidade NOVA de Lisboa, através do IHMT.