Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar é o lema que tem como objetivo inspirar o ciclo de Web.Seminars dedicados à reflexão sobre a COVID-19, com especial enfoque no impacto nos Sistemas de Saúde dos Países Africanos de Expressão Portuguesa.
A iniciativa surge de uma parceria entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro de Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) e conta com a participação de nomes de referência na área da medicina e investigação científica do espaço lusófono.
O 6.º e último WebSeminar, da 1.ª Série, decorreu a 12 de junho, 15h00, dedicado ao conhecimento, evidência cientifica e clínica sobre “Que opções terapêuticas” dispomos para o tratamento das Covid-19.
A moderação desta sessão online esteve a cargo de Fernando Cupertino, Coordenador do Grupo de Observadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa [CPLP], Brasil, e do infeciologista Jorge Atouguia.
O encontro online contou ainda com a presença das oradoras convidadas:
-
- Fernanda Dias, Professora Catedrática da Universidade Agostinho Neto, Angola
- Isabel Aldir, Diretora Clínica do Hospital de Egas Moniz do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Portugal
- Joana Cortez, Especialista de gestão clínica da Organização Mundial de Saúde [OMS], Guiné-Bissau
As sessões, abertas ao público para perguntas, dirigem-se a profissionais de saúde, cientistas, estudantes e todos os interessados em saber mais sobre o vírus que está a mudar o mundo. A iniciativa contempla uma 1.ª Série, de 6 webinars intitulada “O que sabemos sobre a COVID-19”, a que se seguirá uma 2.ª Série sobre “Como reorganizar os sistemas de saúde na era COVID-19“.
Para participar e colocar as suas questões no webinar #6 “Que opções terapêuticas?” deve proceder à sua INSCRIÇÃO ou assistir LIVE no Facebook da APAH ou do IHMT-NOVA.