A “Autoria na divulgação científica” foi o tema da Quinta Pedagógica que se realizou, em formato online, esta quinta-feira (11 de março). A sessão teve como oradora a professora da Unidade de Ensino e Investigação de Parasitologia Médica, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, Gabriela Santos Gomes.
Nesta Quinta Pedagógica, que contou com uma ampla participação de professores e alunos foram, debatidos diversos aspetos como a necessidade de agir com “responsabilidade”, “integridade” e padrões éticos rigorosos.
Na sessão foram igualmente esclarecidas as mais diversas dúvidas sobre a ordem pela qual devem aparecer os autores de acordo com a “forma como contribuíram efetiva e significativamente para o desenvolvimento do trabalho e da respetiva divulgação”.
Para organizar uma lista de autores Gabriela Santos-Gomes salientou que “o bom senso deve sempre prevalecer”, sublinhando a importância de um “entendimento entre os possíveis autores”, de uma boa comunicação e expetativas claras, sem nunca omitir nenhum autor.
Quintas Pedagógicas: “A autoria da Divulgação Científica” – Apresentação de Gabriela Santos-Gomes
As Quintas Pedagógicas têm como grupo promotor os professores Cláudia Conceição, Carla Sousa e João Piedade. A próxima já está programada para dia 8 de abril, 11h, (save the date) sobre “Citações e referências, Gestores de referências bibliográficas” com a Sandra Antunes.