📌 Instituto de Higiene e Medicina Tropical | Rua da Junqueira, n.º 100 1349-008, Lisboa
📅 7 de junho | 9 de junho
🕔 09h30
No âmbito das atividades do Erasmus+, o IHMT-NOVA irá acolher em junho duas investigadoras da Universidade de Cabo Verde. Entre as atividades previstas neste intercâmbio, encontra-se a projeção de dois documentários que abordam o quotidiano do arquipélago, seguidos de um debate em torno das narrativas que transportam numa perspetiva da saúde global.
| Sessão híbrida (Presencial/Zoom)
A entrada é livre e gratuita a todos os interessados, mas sujeita a inscrição.
Programa:
7 de junho, 9:30
Tchindas, de Pablo García Pérez de Lara e Marc Serena
Sala Fraga e Azevedo
Comentário: Professora Isabel Craveiro
A calma reina em São Vicente, uma pequena ilha cabo-verdiana de onde a maior parte dos seus habitantes nunca saiu. Tchinda foi a primeira figura transgénero a assumir-se em praça pública, e desde então é uma das mulheres mais conhecidas e queridas da ilha.
Partindo desta mulher trans e da preparação do Carnaval, o documentário leva-nos por uma viagem pela cultura e quotidiano da população da Ilha, ao som da música de Cesária Évora.
9 de junho, 9h30
Bidon: nação ilhéu, de Celeste Fortes e Edson Silva
Sala 1.42
Comentário: Professor Tiago Correia
Em Cabo Verde “a terra longe” é romantizada como lugar de abundância. É de lá que chegam os Bidons, enviados de diferentes destinos, enchidos a vários ritmos, representando a vitória da emigração e personificando a presença daqueles que tiveram de sair do país.
“Bidon: Nação Ilhéu” costura três estórias femininas, expondo a mediação do Bidon, personagem central na vida dos cabo-verdianos, na relação entre quem ficou e quem foi.