A respeito do Dia Mundial de Luta contra a SIDA, que se assinalou no passado dia 1 de dezembro, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) lançou uma série documental composta por cinco episódios. «SIDA 4.0» retrata e reflete os 40 anos desde a descoberta desta doença em Portugal e as mudanças que trouxe na sociedade.
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) foi utilizado como um dos locais de gravação do terceiro episódio deste documentário, “VIH-2 e a Cooperação com os PALOP”, que estreou no dia 15 de dezembro e que pode ser visto aqui.
Sinopse do episódio “VIH-2 e a Cooperação com os PALOP”
Enquanto o Mundo tinha os olhos postos na evolução do VIH/SIDA e se lamentava que o AZT não tivesse sido o medicamento que se esperava, em África as pessoas morriam de problemas que pareciam estar relacionados com a SIDA apesar de todas as análises não darem essa indicação. A Guiné-Bissau foi o país que esteve na origem da descoberta do VIH-2 e o cenário criado para levar o sangue de um doente da Guiné-Bissau, do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, para o Instituto Pasteur, em Paris, é digna de um filme de espionagem. E os protagonistas foram: a investigadora Maria Odete Ferreira; e os médicos José Luis Champalimaud e Kamal Mansinho
Episódios:
– “O Aparecimento do Vírus” (ver)
– “O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa” (ver)
– “VIH-2 e a Cooperação com os PALOP” (ver)
– “Estigma e a Discriminação”
– “PrEP (profilaxia pré-exposição)”