Data:c. 1957
Dimensões: A. 13cm X base 5,8cm
Museu (N.º Inventário): IHMT.0000084
O sorgo (sorghum spp.) é uma planta da família das Poaceae que reúne cerca de 30 variedades. É nativo das regiões tropicais e subtropicais de África, conhecido e cultivado no Egipto desde 3000 a.C. Cresce bem em ambientes hostis, resistindo à seca e a temperaturas elevadas. É o quinto cereal mais importante no mundo, sendo atualmente os Estados Unidos da América o maior produtor mundial, seguido pela Índia e o México.
A maioria das espécies de sogro é cultivada para consumo animal, em pastos, para forragem ou ainda para ração de aves. Contudo, existem variedades importantes que constituem a base da alimentação humana em regiões pobres e áridas, conhecido como milho da Guiné ou milho de Kafir, mapira em Moçambique, massambala em Angola e o milho-zaburro no Brasil. Contém altos níveis de lisina e triptofano e o amido dos grânulos usa-se na produção de farinha, para panificação e como amido industrial. Variedades de sogro ricas em açúcar, utilizam-se em xaropes e para bebidas alcoólicas.
O exemplar ilustrado, da Coleção do Museu do IHMT, contém grãos de sorgo de proveniência africana, que datam de cerca de 1957, e serviu como amostra para o ensino da Disciplina de Nutrição.