O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT), foi o anfitrião, esta sexta-feira (26 de junho) de uma cerimónia simbólica para assinalar o arranque de um projeto que tem como objetivo reforçar a capacidade laboratorial da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, em Angola.
O diretor do IHMT-UNL, Filomeno Fortes, entregou ao embaixador de Angola em Lisboa, Carlos Alberto Fonseca, um aparelho de PCT-RT que será instalado no laboratório da universidade Mandume ya Ndemufayo, na cidade do Lubango.
“Este equipamento tem uma capacidade para fazer 120 testes por dia e os resultados são conhecidos no máximo em 24 horas”, disse aos jornalistas Filomeno Fortes, sublinhando a “mais valia” que representa passar a fazer os testes e a obter os resultados localmente e sem necessidade de envio das amostras para fora da região.
Assista à Reportagem da Televisão Pública de Angola:
Este é a primeira ação concertada de apoio aos países africanos de língua portuguesa no combate à Covid-19, lançada pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL), pelo Centro Ciência LP, sob os auspícios da UNESCO (Ciência LP) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Numa ação conjunta com o Cibio – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, que gere uma rede de TwinLabs em Africa no âmbito da Cátedra UNESCO “Life on Land”, o laboratório da Universidade Mandume ya Ndemufayo, receberá equipamento e formação laboratorial para apoiar as unidades de saúde da província no diagnóstico da Covid-19.
O Cibio, tem uma vasta atividade de investigação em África, nomeadamente em Angola e tem visto reconhecida a nível internacional a excelência da sua capacidade científica. Entre as variadas candidaturas vencedoras a projetos de investigação, realça-se a bolsa de consolidação do Conselho Europeu de Investigação (ERC) em dezembro de 2019, no valor de 2 milhões de euros.
Esta ação de capacitação laboratorial, tem três componentes:
a) Envio para o Lubango, em cedência do Cibio à Rede de Twin Labs, de aparelho PCR-RT e equipamentos acessórios à testagem, incluindo EPI’s;
b) Formação técnico-científica laboratorial para profissionais de saúde da província e demais elementos envolvidos em projetos científicos;
c) Participação em projetos de investigação a lançar, no âmbito do combate às doenças infecciosas em África.
A iniciativa do IHMT-UNL, Ciência LP e FCT insere-se no Plano de Ação na resposta sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os PALOP e Timor Leste, coordenado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e a ação para o Lubango beneficia do apoio inestimável da Embaixada de Angola em Lisboa.