Biblioteca
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical dispõe de uma biblioteca universitária na área da saúde, tendo sido criada em 1902, na Escola de Medicina Tropical. Integra atualmente o CGIC – Centro de Gestão de Informação e Conhecimento do IHMT (Despacho 8457/2016 de 29/06, DR 2ª série), sendo especializada nas seguintes áreas: Medicina Tropical, Saúde Pública, Parasitologia, Ciências Biomédicas, Genética, Doenças, Infeciosas, Epidemiologia, Estatística para a Saúde.
Tem por missão gerir, preservar e difundir os fundos bibliográficos em qualquer tipo de suporte, impresso ou digital, bem como planear serviços centrados no utilizador que contribuam para o sucesso do processo de ensino aprendizagem e para a valorização da comunidade académica e científica.
Numa perspetiva de ciência aberta e de colaboração multidisciplinar e interinstitucional, pretende ainda garantir a acessibilidade das fontes de informação e dos dados científicos, com vista à sua futura reutilização, e a preservação da memória institucional.
Saiba mais sobre a biblioteca.
Museu
Desde o início da Escola de Medicina Tropical que se faz referência à existência de um Museu. Na conceção da época, o Museu era fundamentalmente o repositório do material utilizado nas aulas, para fins didáticos, mais do que a reunião “de peças com história”.
Com os anos, alteraram-se as metodologias e as técnicas. Cada unidade de ensino e investigação passou a reunir e guardar o seu material didático, conjuntamente com o equipamento para utilização própria e específica. Alguns desses objetos tornaram-se obsoletos mas, frequentemente, a memória que carregavam impediu a sua destruição e alienação.
Em boa hora, renasceu o Museu do IHMT, agora com objetivos de salvaguarda do património histórico da Instituição, porque quem não se conhece a si próprio e ao seu passado é incapaz de projetar eficazmente o futuro.
Saiba mais sobre o museu.