A obra “Sistemas de Saúde nos Estados-membros da CPLP: 50 anos de desafios em permanente mutação” foi recentemente publicada e analisa a evolução dos sistemas de saúde nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ao longo das últimas cinco décadas. A publicação conta com a participação de vários docentes e investigadores do IHMT NOVA, sublinhando o contributo da instituição para o conhecimento sobre saúde global e cooperação internacional.
O livro reúne contribuições de vários docentes do IHMT NOVA, nomeadamente da Professora Doutora Maria do Rosário Oliveira Martins, autora do capítulo “Evolução dos indicadores de saúde nos países da CPLP nos 50 anos desde abril de 1974”; do Professor Doutor Luís Sambo, coautor do capítulo “Sistema de saúde de Angola: evolução e desafios”; e do Professor Doutor Paulo Ferrinho, que assina três capítulos: “A trajetória da saúde na Guiné-Bissau nos últimos 50 anos: avanços e desafios”, “A evolução do sistema de saúde português – a precariedade das vitórias alcançadas” (em coautoria com o Doutor André Beja), e “Evolução do sistema de saúde em São Tomé e Príncipe: do sistema das roças à universalidade do serviço nacional de saúde”, todos em coautoria.
A obra integra a série Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (LEIASS) e aborda um tema considerado prioritário no Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP, com enfoque nas respostas desenvolvidas para garantir o acesso equitativo a serviços de saúde de qualidade. A publicação reúne contributos de especialistas com experiência direta nas realidades analisadas, promovendo uma reflexão crítica e a partilha de boas práticas nos sistemas de saúde dos Estados-membros da CPLP.
A apresentação do livro, assinada conjuntamente pelo Professor Doutor Filomeno Fortes, diretor do IHMT NOVA, e por Fábio Baccheretti Vitor, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) do Brasil, sublinha a importância da colaboração interinstitucional na promoção da cooperação em saúde no espaço lusófono. O posfácio da obra, coassinado pelo Professor Doutor Paulo Ferrinho e pelo Professor Doutor Fernando Cupertino, oferece uma conclusão crítica e reflexiva sobre os principais desafios e avanços no contexto da saúde nos países da CPLP.
A publicação pode ser consultada gratuitamente aqui.