“Qual a relação entre as alterações climáticas e a saúde?” foi uma das grandes questões abordadas durante o Fórum Global de Saúde, iniciativa promovida pela Takeda Portugal, que decorreu na Sala Fraga de Azevedo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IMHT), no dia 6 de dezembro de 2023.
Publicada agora no Jornal Público, no dia 21 de fevereiro de 2024, a notícia explica, de forma sucinta, as reflexões debatidas pelo painel que marcou a segunda parte do evento e que contou com as intervenções do Professor Doutor Filomeno Fortes, Diretor do IHMT, do Dr. Jorge Atouguia, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante, da Dra. Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde, e do Comodoro Francisco Gamito Ferreira, Diretor do Hospital das Forças Armadas. O Fórum contou também com as palavras da Professora Doutora Filomena Martins Pereira, na altura Subdiretora do IHMT.
«Neste contexto, e à luz da aprendizagem com a recente pandemia de COVID-19, ganha acuidade a junção de saberes para lidar com as implicações das alterações climáticas na saúde, nomeadamente no caso das doenças transmitidas por vectores. Um dos desafios inerentes prende-se com a capacidade de identificar as emergências em saúde pública, mediante alertas rápidos e atempados, que permitam pôr em marcha a cadeia de comando caso haja uma ameaça», pode-se ler no artigo.
Para além da notícia, foi feita também uma entrevista à Dra. Carla Benedito, Diretora-Geral da Takeda Portugal.