Entre 5 e 9 de junho, o IHMT NOVA acolheu a professora Celeste Fortes e Professora Francisca Freyre, ambas da Universidade de Cabo Verde (UNI CV). A iniciativa decorreu ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus+, tendo o acolhimento sido dinamizado pela equipa da Unidade de Ensino e Investigação (UEI) de Saúde Pública Global.
Ao longo da estadia decorreram reuniões com o Conselho de Gestão do Instituto, com elementos de diferentes UEI e com a coordenação do centro de investigação GHTM, iniciativas que permitiram às visitantes conhecer de forma mais abrangente a história e a atividade académica e científica da instituição, bem como reforçar os espaços de diálogo entre as duas universidades.
O programa de trabalhos incluiu um seminário dedicado às dinâmicas familiares em Cabo Verde, organizado pelo GHTM. A professora Celeste Fortes fez uma comunicação centrada nas relações e transformações da estrutura familiar naquele país, que denominou de «diálogos com a antropologia da Saúde», ao passo que a Professora Francisca Freyre propôs aos visitantes «um olhar para a violência sexual intrafamiliar», resultado da conjugação da sua prática clínica como psicóloga e da investigação que conduz sobre a temática.
Por proposta das visitantes, realizou-se ainda um ciclo de documentários sobre «quotidianos e narrativas» de Cabo Verde, tendo sido projetado o filme «Tchindas», que foi comentado pela professora Isabel Craveiro, e «Bidon: Nação Ilhéu», comentado pelo professor Tiago Correia.
Veja as fotografias: