Decorreu entre os dias 8 e 12 de maio a primeira edição do curso “Python Aplicado às Ciências Biomédicas” (https://www.ihmt.unl.pt/education/curso-python-aplicado-as-ciencias-biomedicas/), organizado e lecionado pelos investigadores Filipe Lopes e Sofia Seabra, e contou com 10 participantes.
O objetivo principal do curso foi de permitir aos estudantes compreender o funcionamento do código e potenciais usos e aplicações desta linguagem de programação em diferentes áreas de investigação e contribuir para um maior conhecimento na área das tecnologias de informação e a sua interface com outras áreas da ciência.
A participação no curso não exigia conhecimento prévio de programação, apresentando-se um programa que dava a conhecer desde os conceitos básicos até exemplos concretos do seu uso em Ciências Biomédicas, como o acesso programático a bases de dados de genética e bibliografia, a recolha e visualização de dados de biodiversidade em mapas e até conceitos de Machine Learning.
Os participantes desenvolveram também um projeto com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso que podem ser visualizados aqui.