Meia dúzia de doenças que ainda não têm uma vacina para todos
30 de dezembro de 2020
O professor do IHMT-NOVA, Celso Cunha, foi um dos especialistas ouvido pelo jornal Público.
“As vacinas da Covid-19 seguiram todos os procedimentos de segurança”
29 de dezembro de 2020
Tiago Correia, professor do IHMT-NOVA, considera que existe alguma falta confiança nas vacinas contra a Covid-19 entre os portugueses. O especialista entende que seria benéfico a criação de campanhas de sensibilização e lembra que estes fármacos foram testados segundo os mesmos métodos que qualquer outra vacina. Veja aqui na TVI 24.
Vacina para a Covid-19 já chegou a Portugal. E agora?
27 de dezembro de 2020
Quem, quando, onde, o quê, como e porquê. O virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha ajudou a responder a algumas das 14 perguntas fundamentais sobre o processo de vacinação para a covid-19, que arrancou este domingo em Portugal. Leia no Jornal de Negócios.
Fact Check. Vacina contra a Covid-19 deixa 97% dos homens estéreis?
26 de dezembro de 2020
A publicação é encontrada em vários perfis públicos diferentes, partilhada centenas de vezes, e diz que a vacina mRNA causa esterilidade em 97% dos homens e 45% das mulheres. É falso. O virologista do IHMT NOVA Celso Cunha ajudou a esclarecer a questão no Observador.
Covid-19: idosos nas pontas da mesa, não partilhar objetos e arejar os espaços — os conselhos para o Natal
24 de dezembro de 2020
O diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha, deixou no Público conselhos para o Natal. Leia aqui.
O que se sabe sobre a variante do coronavírus encontrada em Inglaterra
21 de dezembro de 2020
Os primeiros genomas disponíveis em que se descreve esta variante são de 20 de Setembro e pertencem a amostra no condado de Kent, no Sudeste de Inglaterra. Há 14 mutações genéticas definidoras desta variante. Os professores do IHMT-NOVA Celso Cunha e Tiago Correia foram entrevistados sobre este tema pelo Público.
Virologista Celso Cunha assegura que nova variante do coronavírus “não é motivo para alarme”
15 de dezembro de 2020
À rádio TSF, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha garante que a nova mutação do SARS-CoV-2 não representa um risco acrescido em Portugal.
Especialistas portugueses sem dúvidas: Natal pode ser o início da terceira vaga da pandemia
13 de dezembro de 2020
Ricardo Mexia, Pedro Simas, Bernardo Gomes, Tiago Correia (professor de Saúde Internacional no IHMT NOVA), Diogo Martins, Paulo Paixão e Vasco Ricoca Peixoto foram convidados da TVI24 num debate especial sobre os riscos elevados que a época natalícia representa. Assista aqui.
Que medidas podemos tomar nas celebrações em família?
12 de dezembro de 2020
Uma das sugestões é apresentada pelo professor de Saúde Pública Internacional, Tiago Correia, à MAGG: “Façam as refeições apenas com o agregado familiar, recebam poucas pessoas além daquelas com quem vivem e, com essas, estejam sempre com máscara”, sugere.
Fact Check. SARS-Cov2 já estava identificado em 2007?
11 de dezembro de 2020
Publicação viral partilhou suposto estudo antigo onde se identificava o atual vírus. Virologistas desmentem informação. Post é falso. Leia as declarações do professor do IHMT-NOVA Celso Cunha no Observador.
Pandemia de Covid-19 é igual a uma “época má de gripe” e as “máscaras são completamente inúteis”?
9 de dezembro de 2020
Falso. O diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha, ajudou a esclarecer estas ideias erradas. Leia no Polígrafo.
O que já se sabe (e o que ainda falta saber) sobre o SARS-CoV-2
7 de dezembro de 2020
As incógnitas sobre o coronavírus SARS-CoV-2 ainda são muitas. Mas o que já sabemos mesmo? O jornal Público fez o ponto da situação desde os efeitos do vírus no corpo humano até ao impacto das suas mutações. Um dos especialistas ouvidos foi o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha. Leia aqui.
Como vão os especialistas celebrar o Natal? No hospital, dentro da “bolha” e sem grandes festas
7 de dezembro de 2020
No jornal Público, o professor do IHMT NOVA Tiago Correia contou como vai ser o seu Natal. Leia aqui.
“A diretora-geral da Saúde nunca fugiu às responsabilidades e merece todo o nosso apreço”
3 de dezembro de 2020
Tiago Correia, professor do IHMT-NOVA, repudiou alguns comentários que tem verificado nas redes sociais acerca da notícia de que Graça Freitas está infetada com covid-19. O especialista lembrou que a Diretora-geral da Saúde está na linha da frente há largos meses, nunca fugiu às responsabilidades e merece o apreço de todos os portugueses. Visualize aqui.
É preciso vacinar 70% dos portugueses para acabar com pandemia
3 de dezembro de 2020
A ideia foi defendida pelo infeciologista e professor do IHMT-NOVA Jaime Nina em declarações à rádio TSF.
Testes para o novo coronavírus têm 97% de margem de erro?
30 de novembro de 2020
Falso. O diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha, ajudou a responder à questão. Leia no Polígrafo.
É possível manipular os resultados de um teste à Covid-19?
29 de novembro de 2020
Falso. O diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha, ajudou a esclarecer esta dúvida. Leia no Polígrafo.
Conviver com cães aumenta o risco de contrair Covid-19 em 78%?
26 de novembro de 2020
O virologista do IHMT-NOVA, Celso Cunha, respondeu a esta questão no Polígrafo.
“Precisamos de esquecer este Natal para salvar o de 2021”
23 de novembro de 2020
“O ideal seria o Natal ser passado só entre famílias nucleares, para não colocar os avós em perigo. Contudo quem for passar o Natal com a família alargada deveria fazer antes um isolamento de 14 dias, o que é muito difícil para quem faz uma vida ativa, a trabalhar, a usar os transportes públicos, a fazer compras no supermercado”, afirmou o professor do IHMT-NOVA Jaime Nina em declarações à Sábado.
Elixires orais podem funcionar como tratamento ou prevenção da Covid-19?
“Estamos a tomar boas decisões, bons princípios para gerir a pandemia”
23 de novembro de 2020
Na emergência o Governo escolheu, e escolheu bem
22 de novembro de 2020
Artigo de opinião do professor de Saúde Pública do IHMT-NOVA Tiago Correia no jornal Público. Leia aqui.
“Pressão no SNS, nos intensivos e nos profissionais de saúde vai arrastar-se muito tempo”
19 de novembro de 2020
Especialista em Saúde Pública Internacional do IHMT-NOVA Tiago Correia defendeu esta ideia na Edição da Tarde da SIC Notícias.
DHSC do Reino Unido e CDC dos EUA admitiram que “o SARS-CoV-2 não foi isolado” em laboratório?
18 de novembro de 2020
É falso. “Um cidadão britânico solicitou ao Departamento da Saúde e da Assistência Social do Reino Unido para lhe darem prova científica da existência de um vírus chamado SARS-CoV-2. Eles afirmaram que o departamento não possui nenhuma informação acerca do isolamento do vírus SARS-CoV-2. Por outras palavras, não existe. […] Isto vai ao encontro do que o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA admitiu recentemente – que não isolaram o vírus SARS-CoV-2”, alega-se no vídeo, atribuindo o testemunho a “Gemma O’Doherty – jornalista de investigação” que assim “expõe a fraude pandémica”. A mulher que surge nas imagens afirma também que “não há provas de que as máscaras previnam infeções” ou que “não causem privação de oxigénio” quando são utilizadas. O professor do IHMT-NOVA Celso Cunha foi um dos especialistas ouvidos pelo Polígrafo para comentar as declarações sobre o uso das máscaras. Leia aqui.
Identificado caso de reinfeção por covid-19 em Portugal
18 de novembro de 2020
O diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha, comentou este caso na SIC Notícias. Veja aqui.
Segunda Vaga: A pandemia “está descontrolada” e a vacina pode não ser a “bala de prata”
17 de novembro de 2020
O professor do IHMT-NOVA Tiago Correia analisou as últimas novidades sobre a vacina contra a Covid-19, explicou porque não há casos na China e garantiu que “situação está descontrolada” no programa Segunda Vaga, da TVI.
Covid-19: “Nesta fase a situação está descontrolada”
17 de novembro de 2020
Tiago Correia, professor do IHMT-NOVA, considera que, neste momento, a pandemia de Covid-19 “está descontrolada”, em Portugal. O especialista explica à TVI 24 que não está a ser possível identificar as cadeias de transmissão do vírus, o que coloca em causa a efetividade das medidas que têm vindo a ser adotadas. Veja aqui.
“Temos de restringir os nossos contactos de risco ao nosso agregado familiar”
14 de novembro de 2020
Especialista em Saúde Pública do IHMT-NOVA Tiago Correia relembrou o aviso na Edição da Noite da SIC Notícias.
“Esta epidemia é também uma epidemia do medo”
13 de novembro de 2020
Especialista em saúde pública e epidemiologia do IHMT-NOVA, Inês Fronteira discorre sobre a evolução da Covid-19 em Portugal, perspetiva o Natal e reflete sobre as outras pandemias desta pandemia: a do medo e a da desinformação. Leia aqui.
Legionela: Conselhos úteis para quem vive nas freguesias mais afetadas
12 de novembro de 2020
Ainda sem certezas quando à origem do surto de legionela que está a afetar os concelhos de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, a Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu não avançar, por agora, com nenhum conselho às populações da área afetada para que se possam proteger. O infeciologista Jaime Nina deixa, no entanto, algumas recomendações no Jornal de Notícias. Manter as janelas de casa fechadas é, porventura, nesta altura, a mais importante.
Portugal devia copiar Espanha e pedir testes à covid-19 nos aeroportos, defendem especialistas
12 de novembro de 2020
Governo espanhol alargou a praticamente todos os países a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo para a entrada no país. Portugal apenas pede essa prova aos passageiros de fora do Espaço Schengen, mas especialistas defendem alargamento. Tiago Correia foi o professor do IHMT-NOVA ouvido pelo jornal Público.
Recolhimento obrigatório: o passo antes do confinamento
12 de novembro de 2020
O professor do IHMT-NOVA, Tiago Correia, escreveu um artigo de no jornal Público com o título: “Recolhimento obrigatório: o passo antes do confinamento”. Leia aqui.
Covid-19. “Este é o último passo antes de termos de fazer um confinamento mais musculado”
11 de novembro de 2020
Tiago Correia, professor de Saúde Pública Internacional, avisa que “as próximas semanas não vão ser fáceis” e que “o Natal vai ser diferente”. Veja aqui na SIC Notícias.
Reynaldo Dietze no programa Segunda Vaga da TVI
1o de novembro de 2020
Reynaldo Dietze, médico e professor do IHMT-NOVA, comentou a notícia de que a autoridade sanitária do Brasil anunciou que suspendeu os ensaios clínicos da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, contra o novo coronavírus, após um incidente”grave” com um voluntário. Visualize aqui.
COVID-19: O que falhou foi um atraso nas respostas
1o de novembro de 2020
Tiago Correia, professor do IHMT-NOVA, esteve na edição da noite da TVI24 para analisar a resposta à pandemia de covid-19 em Portugal. Veja aqui.
Se tiver “contacto com um caso Covid-19” terá que “cumprir 14 dias de isolamento”?
1o de novembro de 2020
É verdadeiro. O virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha ajudou a explicar esta questão em declarações ao Polígrafo.
Tiago Correia: Ninguém tem uma bola de cristal nem sabe o que vai acontecer
1o de novembro de 2020
Para o professor do IHMT Tiago Correia a gestão da pandemia “é uma questão mais global, de saúde pública e de unidade nacional” e não apenas política. Leia a entrevista no jornal i.
Precisa-se de quem saiba falar de covid-19. Entrada imediata
09 de novembro de 2020
Podia ser um anúncio de emprego. O Governo português e a Direcção-Geral da Saúde não souberam falar com os portugueses e isso teve impacto na pandemia. É preciso mudar rapidamente, defendem especialistas. Tiago Correia, professor de Saúde Internacional no IHMT-NOVA, salienta que é muito importante consciencializar as pessoas. Leia aqui.
O Governo “ficou deslumbrado” e preparou-se mal para a segunda vaga da covid-19
09 de novembro de 2020
Portugal perdeu a capacidade de rastrear os casos de infeção pelo novo coronavírus e pareceu ter ficado desatento às recomendações técnicas, dizem médicos e cientistas. O professor Tiago Correia foi um dos especialistas ouvidos pelo jornal Público. Leia aqui.
A República Checa foi vítima dos corredores seguros para turistas?
08 de novembro de 2020
O professor do IHMT-NOVA Tiago Correia comentou esta questão num artigo publicado pelo jornal Público. Leia aqui.
COVID-19: Há um excesso de mortalidade que não ocorre só em Portugal
06 de novembro de 2020
A professora de Saúde Pública do IHMT-NOVA Inês Fronteira refere que se tem verificado nos últimos dias um excesso de mortalidade por Covid-19 em vários países europeus. A epidemiologista lembra que o SARS-CoV-2 se transformou numa pandemia do medo e receio que está a afastar a generalidade da população das unidades de saúde. Visualize aqui.
Segunda Vaga: O que falta saber sobre o SARS-COV-2?
04 de novembro de 2020
O professor do IHMT-NOVA, Celso Cunha, explica que o SARS-COV-2 é um vírus agressivo, mas não como o que causou a epidemia em 2003. Veja aqui no programa Segunda Vaga, da TVI.
Investigação e Cooperação no Espaço Lusófono e a Pandemia
É o título do artigo de opinião do do diretor do IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, que saiu na revista de Gestão Hospitalar, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), do trimestre outubro/novembro e dezembro. Leia aqui.
Celso Cunha: “Objetivo do governo é aguentar o SNS até ao Natal”
31 de outubro de 2020
O virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha diz que as medidas implementadas pelo governo têm como objetivo manter o Serviço Nacional de Saúde com capacidade até ao período do Natal. Oiça na rádio Observador.
Recolher obrigatório? “Só por si não é eficaz”, afirma virologista
29 de outubro de 2020
Celso Cunha, virologista do IHMT-NOVA, entende que não faz sentido proibir cidadãos de circular à noite se a fiscalização diurna não aumentar. “Não há evidência de que é à noite que há mais contágio”. Oiça na rádio Observador.
Estado de emergência permite restrições localizadas de acordo com mapas de risco
29 de outubro de 2020
Na leitura de Tiago Correia, professor no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, o próximo passo será o decretar do estado de emergência, para abrir a porta a restrições localizadas, em termos geográficos, em função da evolução da epidemia. Oiça aqui na Antena 1.
Covid-19. Infecciologista alerta que “claramente não é uma doença de idosos”
27 de outubro de 2020
O infeciologista e professor do IHMT Kamal Mansinho explicou em entrevista ao Polígrafo SIC quais os fatores agravantes associados à covid-19 e garante que esta “não é uma doença de idosos”. Veja aqui.
Fact Check. Máscaras cirúrgicas são “borrifadas” com químicos prejudiciais para a saúde?
26 de outubro de 2020
Circula no Facebook um post que diz que as máscaras cirúrgicas são prejudiciais para a saúde por conterem PTFE, mas este tipo de plástico de alto desempenho, conhecido como teflon, não é problemático. O virologista Celso Cunha ajudou a explicar este assunto no Observador. Leia aqui.
Tiago Correia, professor de Saúde Pública Internacional do IHMT em entrevista à SIC Notícias, falou da fadiga da população no que respeita à pandemia. Visualize aqui.
COVID-19: Professor Tiago Correia identifica causas do aumento exponencial de casos em Portugal
23 de outubro de 2020
O professor Tiago Correia foi convidado do programa Segunda Vaga, da TVI 24, para tentar identificar algumas das possíveis causas para um aumento exponencial de casos de infeção em Portugal. Veja aqui.
Se nada se fizer, as pandemias vão ser mais frequentes e severas
23 de outubro de 2020
Para Tiago Correia, investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, caso exista vacina até final do ano é possível que na primavera de 2021 a situação possa ficar «relativamente regularizada», nomeadamente nas pessoas mais vulneráveis. Leia a entrevista da Ensino Magazine.
Alta ao fim de dez dias ou 14 em isolamento “são coisas diferentes”
23 de outubro de 2020
Pode parecer injusto que quem tenha sido infetado com covid-19 retome a sua vida, no “novo normal”, ao fim de dez dias, e que os seus contactos só o possam fazer após 14 dias em isolamento profilático. Mas, segundo o infeciologista Jaime Nina, “são coisas completamente diferentes”. Leia no Jornal de Notícias.
Fact Check. Testes PCR não fazem distinção entre os vários coronavírus?
22 de outubro de 2020
O professor do IHMT-NOVA, Celso Cunha, ajudou a clarificar esta questão no jornal eletrónico Observador. Leia aqui.
Covid-19. “As pessoas ainda não têm uma perceção de risco”
20 de outubro de 2020
O professor de Saúde Pública Internacional do IHMT-NOVA Tiago Correia disse, em conversa com a Antena 1, que se o país voltar ao confinamento a responsabilidade dessa decisão não pode ser atribuída aos portugueses. Oiça aqui.
Tiago Correia: Recolher obrigatório não devia ser adotado neste momento
19 de outubro de 2020
Tiago Correia, professor de Saúde Internacional, considerou, na TVI24, que o recolher obrigatório é uma medida que deve ser tomada apenas quando se justifique, em casos mais extremos. Visualize aqui.
Máscaras utilizadas para combater a Covid-19 são inúteis quando comparadas com os equipamentos de uso profissional?
18 de outubro de 2020
É falso, garantiu ao Polígrafo o virologista do IHMT-NOVA, Celso Cunha. Leia aqui.
Testes PCR de despistagem da Covid-19 também detetam outros coronavírus como os das “constipações comuns”?
18 de outubro de 2020
A pergunta foi feita pelo Polígrafo ao Diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha. Leia a resposta aqui.
“Punição é péssima estratégia.” Sociólogo preocupado com novas medidas do Governo
14 de outubro de 2o2o
O professor do IHMT-NOVA Tiago Correia, considerou na TSF “errada” que a mensagem do primeiro-ministro António Costa. Leia aqui.
O risco é baixo, mas não é impossível que Portugal enfrente a Suécia com jogadores infetados
14 de outubro de 2o2o
Portugal recebeu a Suécia sem Ronaldo, infetado com o novo coronavírus. O virologista Celso Cunha lembra que com este vírus “o risco nunca é zero”. Leia na TSF.
Ronaldo e a Covid: um argumento científico contra o cancelamento do jogo e porque pode haver mais jogadores infetados mesmo dando negativo
13 de outubro de 2020
Num treino de futebol ao ar livre “o risco de infeção é praticamente nulo”, mas noutros lugares, como restaurantes e autocarros, já não se pode dizer o mesmo. Ainda assim, Jaime Nina, infeciologista do Hospital Egas Moniz e professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, não considera necessário ou sequer razoável cancelar o encontro entre Portugal e Suécia marcado para esta quarta-feira, depois da notícia da infeção de Cristiano Ronaldo. Explica porquê ao Expresso.
Cristiano Ronaldo infetado. “Seleção portuguesa está a enfrentar um surto”
13 de outubro de 2020
Tiago Correia, professor de Saúde Pública Internacional do IHMT, esteve na Edição da Noite, da SIC Notícias, para uma análise surto de covid-19 na seleção nacional, com Cristiano Ronaldo a ser o mais recente jogador a testar positivo ao novo coronavírus.
Que impacto tem a Covid-19 na saúde de um atleta como Cristiano Ronaldo? E pode deixar sequelas?
Covid-19: “Aumentos repentinos” são preocupantes e “estão a ser cometidos erros de gestão política”
Novo coronavírus “não é tão sazonal como se podia esperar de um vírus respiratório”
8 de outubro de 2020
O SARS-CoV-2 não é tão sazonal quanto se podia esperar de um vírus respiratório, afirmou na SIC Notícias o virologista Celso Cunha, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. No dia em que Portugal registou mais de mil novos casos de infeção pelo novo coronavírus, uma situação apenas registada duas vezes – uma no final de março e outra a 10 de abril – Celso Cunha defende que a tendência será de subida nos próximos dias.
Virologistas portugueses desconfiam do quadro clínico de Trump
4 de outubro de 2020
Presidente americano, hospitalizado desde sexta-feira com covid-19, tem “sintomas ligeiros” mas está a tomar “super-cocktail” experimental da Regeneron, além de Remdesivir e esteroides para “casos graves”.
Celso Cunha, virologista e professor no IHMT-NOVA, afirmou ao JN que o estado de saúde do presidente norte-americano, “tem que ser grave” e que os seus médicos “não estarão a dizer tudo”. “Não sabemos sequer se estarão a falar verdade”, sustentou Celso Cunha, sugerindo que “a informação médica oficial está a ser gerida com mais cuidados políticos do que com esclarecimentos científicos”, aludindo ao contexto das eleições presidenciais, que terão lugar em menos de um mês (3 de novembro). Leia aqui.
Trump com COVID-19: “Pelo caso de Boris Johnson, sabemos que a situação pode piorar rapidamente”
3 de outubro de 202
Tiago Correia, professor de saúde internacional do IHMT, explicou à TVI que Donald Trump foi hospitalizado por “precaução”. Ainda assim, o especialista lembra o caso de Boris Jonhson, presidente do Reino Unido, cujo estado de saúde pior muito rapidamente após a infeção por SARS-CoV-2 ter sido detetada. Visualize aqui.
Virologista sobre o estado de saúde de Trump: “Há coisas que não fazem muito sentido”
3 de outubro de 2020
Um quadro de sintomas ligeiros, administração de Remdesivir ou de um fármaco experimental constituído por anticorpos que aniquilam o vírus são algumas das informações que circulam sobre o estado de saúde de Trump. Mas Celso Cunha alerta que esses dados são contraditórios e podem não refletir a verdade sobre a doença do Presidente dos EUA. Em declarações à TSF, o especialista afirma que o quadro clínico de Trump “é uma incógnita”, leia aqui.
“Se Donald Trump está a ser medicado, é porque os sintomas que têm sido noticiados são mais graves e nós não sabemos”
3 de outubro de 202
Celso Cunha, virologista e professor no IHMT-NOVA, explica à Rádio Observador que sintomas aparentemente ligeiros do presidente não justificam terapias como o Remdesivir. O especialista fala em “notícias vagas e contraditórias”. Para ouvir aqui.
Coronavírus: Utilização prolongada de máscaras pode provocar hipoxia?
1 de outubro de 2020
É falso. O virologista do IHMT-NOVA, Celso Cunha, ajudou a desmistificar esta ideia em declarações ao Polígrafo.
É possível ter material genético do vírus no organismo mas não estar infetado com Covid-19?
29 de setembro de 2020
Em diversas publicações e comentários nas redes sociais alega-se que os testes PCR, mais conhecidos como teste da zaragatoa, detectam o material genético do vírus no organismo mas esse material permanece no organismo mesmo que a infeção não esteja ativa. “Daí os falsos positivos”, sublinha-se numa das mensagens.
Questionado pelo Polígrafo, Celso Cunha, virologista e professor no IHMT-NOVA, admite que é possível que haja detecção de material genético “que não corresponda à presença de vírus”, embora seja “muito pouco provável”. Leia aqui.
Tiago Correia. “As epidemias não se gerem, antecipam-se e evitam-se”
29 de setembro de 2020
O especialista em saúde internacional do IHMT-NOVA, Tiago Correia, em entrevista ao Diário de Notícias, defende que as pandemias devem ser antecipadas porque “quando ganham uma escala como a que esta ganhou torna-se muito difícil garantir a saúde pública sem comprometer a qualidade de vida das pessoas.” O especialista espera também que esta pandemia nos obrigue a repensar a “relação intensa e desequilibrada” que temos com a natureza. Leia aqui.
Covid-19. Virologista alerta que “solução só vem com uma vacina”
28 de setembro de 2020
Em entrevista à SIC Notícias, Celso Cunha, virologista no IHMT-NOVA, prevê que o número de mortes por COVID-19 em Portugal aumente nas próximas semanas, uma vez que há mais infetados nos cuidados intensivos.
Assista à entrevista aqui.
Covid:19: Transportes públicos são “ponto nevrálgico” da transmissão
27 de setembro de 2020
Em entrevista à agência Lusa, Jaime Nina, infeciologista do Hospital Egas Moniz e professor no IHMT-NOVA, defendeu que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “ponto nevrálgico” da transmissão da COVID-19. O especialista afirmou que “para manter o distanciamento, os autocarros, os comboios e o metro deviam ter fila sim, fila não, com passageiros” mas para isto seria preciso “ter quatro vezes mais carruagens, autocarros, e quatro vezes mais motoristas e maquinistas”.
A notícia foi divulgada em vários meios de comunicação, entre os quais a Visão Saúde, Expresso, Sábado Portugal; Diário de Notícias, Time24, Jornal i e RTP Notícias.
Covid-19. Doença teve impacto maior na Europa porque gripe “foi muito ligeira” em 2019
27 de setembro de 2020
Em entrevista à agência Lusa, Jaime Nina, infeciologista do Hospital Egas Moniz e professor no IHMT-NOVA, afirma que a COVID-19 teve um impacto maior do que seria de esperar na Europa e na América do Norte porque a gripe em 2019 “foi muito ligeira”. Questionado sobre se a segunda “onda” da doença pode ser pior do que a primeira, afirma peremptoriamente: “Sem dúvida nenhuma”.
Para Jaime Nina, o Plano de Saúde Outono Inverno tem “muitas coisas boas”, nomeadamente o facto de “frisar que o país não se pode dedicar 100% à covid, porque continua a haver ter muitas outras causas de morte”.
As declarações foram divulgadas em várias publicações, entre elas no jornal Público, Jornal Médico, Correio da Manhã, Sábado Ciência e Saúde, Jornal i, Sic Notícias, TVI 24, RTP Notícias.
Crianças imigrantes em Portugal têm risco acrescido de problemas de saúde mental
26 de setembro de 2020
As crianças imigrantes de primeira geração têm um risco acrescido de problemas emocionais e comportamentais e são mais vulneráveis a perturbações de saúde mental, conclui um estudo feito com crianças estrangeiras e portuguesas da Amadora, coordenado pela investigadora Maria do Rosário Oliveira Martins, coordenadora do Doutoramento em Saúde Internacional e líder do Grupo de Investigação “Population Health, Policies and Services” do IHMT-NOVA. A notícia avançada pela Agência Lusa foi divulgada em vários meios de comunicação, como Visão, Sapo24, Porto Canal, Observador , Sábado, Impala
Segunda vaga pode matar menos (mesmo com novos casos a disparar)
26 de setembro de 2020
Os especialistas acreditam que a segunda vaga de COVID-19 em Portugal vai ser menos letal, embora o número de novos casos diários possa vir a ser “muito elevado”. Isto porque temos a lição mais bem estudada e porque os novos infectados são mais jovens.
O especialista em Saúde Pública Internacional no IHMT-NOVA, Tiago Correia, em declarações ao Expresso afirma que “temos mais respostas sobre o vírus, mais camas e ventiladores, além de um maior conhecimento dos medicamentos para controlar as vertentes mais agudas da doença”. Todavia, “haverá um número de infeções muito elevado, que exigirá enorme intervenção dos decisores políticos”, acredita o especialista em Saúde Pública.
Cientistas descobrem mosquito palha infetado por filária
25 de setembro de 2020
O IHMT-NOVA colaborou com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Fiocruz Pernambuco em estudos sobre vetores da leishmaniose. Os pesquisadores encontraram, pela primeira vez nas Américas, larvas de um verme do gênero Onchocerca em mosquitos palha – nome popular dos flebótomos transmissores da leishmania. Trata-se de uma importante descoberta na área da Parasitologia. Leia aqui.
Máscara na rua: “Não há nenhuma evidência de que vá conseguir controlar as cadeias de transmissão”
24 de setembro de 2020
Tiago Correia, professor de saúde internacional no IHMT-NOVA, em entrevista à TVI24 considera que “medidas mais restritivas” para combater a pandemia de COVID-19 podem criar mais “tensão entre os decisores políticos e a população”.
Assista à entrevista e leia o artigo aqui.
“Não nos podemos assustar com o número de casos, não pode é haver picos”
18 de setembro de 2020
Tiago Correia, professor de saúde internacional no IHMT-NOVA, em entrevista ao jornal da uma da TVI, analisou o aumento de casos de COVID-19 em Portugal nas últimas semanas. O especialista afirmou que é natural que haja um aumento de casos depois do período de confinamento, mas que é preciso ter cuidado com os picos, porque isso significa que não estão identificadas as cadeias de transmissão.
COVID-19: “O nosso sucesso em março foi a antecipação. Podemos estar a perder janelas de oportunidade”
17 de setembro de 2020
Os números da pandemia de COVID-19 em Portugal têm-se agravado nos últimos dias. Em entrevista à TVI24, o professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, Tiago Correia, refere que este aumento é preocupante e receia que “estejamos a perder janelas de oportunidades”. Assista à entrevista e leia o artigo aqui.
Morte de criança de 13 anos na Alemanha está comprovadamente relacionada com o uso de máscara?
16 de setembro de 2020
Propagou-se nas redes sociais uma publicação na qual se alega que a recente morte de uma criança de 13 anos de idade na Alemanha terá sido causada pelo uso de máscara. Mais, denuncia-se que “muitos não estão morrendo instantaneamente, mas aos poucos… Estamos sendo intoxicados dia após dia!”
Em declarações ao Polígrafo, o virologista do IHMT-NOVA, Celso Cunha, afirma: “Quando respiramos, com ou sem máscara, o dióxido de carbono [CO₂] e outros gases são expelidos e a quantidade que é reinalada é negligenciável porque a máscara deixa espaço para o ar sair”. Leia aqui.
“No centro de Lisboa se calhar já se justifica usar máscara”
15 de Setembro de 2020
Uso de máscara tem regras diferentes segundo os países, as regiões, as cidades, as idades. Jaime Nina, infecciologista do IHMT-NOVA afirma ao Diário de Notícias que em espaços fechados os benefícios estão comprovados. O especialista afirma que existe um “consenso de que as máscaras diminuem acentuadamente o número de partículas, nomeadamente se uma pessoa tem uma máscara e tem um ataque de tosse, ou espirra, o número de partículas que envia para a atmosfera é muito menor. ” E conclui: “Vale a pena usar máscara.”
Encerramentos das escolas são último recurso, mas para especialista do IHMT podem acontecer
13 de setembro de 2020
Tiago Correia, professor de saúde internacional no IHMT-NOVA, em declarações ao telejornal da RTP afirma que ninguém deseja o encerramento das escolas mas que é provável que possa acontecer. É necessário que exista um “conjunto de respostas muito práticas, muito adaptadas para perceber exatamente como vamos conseguir funcionar” afirma o especialista. Assista aqui. (min. 25.10)
Novas medidas de contingência: “Este plano estaria perfeito se estivéssemos com 200 casos“
11 de setembro de 2020
As novas medidas de contingência, que entram em vigor a partir de 15 de setembro, estiveram em debate na TVI24. Tiago Correia, professor de Saúde Internacional no IHMT-NOVA, e António Saraiva, da Confederação Empresarial de Portugal, sublinharam que o plano apresentado esta quinta-feira deixa muitas questões por responder na eventualidade de haver uma segunda vaga. Assista aqui.
Três cenários para Portugal: 2021 pode começar com 4 mil, 8 mil ou 11 mil mortes – tudo depende das medidas tomadas
9 de setembro de 2020
Projeções apontam para aumento de casos e mortes nos próximos meses e pode vir aí um “Dezembro mortífero” no hemisfério norte. Mais máscaras, mais testes e medidas locais: são estas as três chaves para gerir o aumento de casos em Portugal, afirma ao Público Tiago Correia, especialista em epidemiologia e Professor de Saúde Internacional no IHMT-NOVA. “Se os casos não aumentarem muito, para mim é relativamente claro que não é preciso um confinamento”, comenta Tiago Correia.
Segunda vaga de COVID-19 em Portugal? “Temos que estar preparados hoje”
9 de setembro de 2020
O Professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, Tiago Correia, considerou na SIC Notícias que se criou uma falsa expetativa de que todas as fases das vacinas em teste iam seguir de forma linear, sublinhando que ninguém disse à partida quanto tempo o processo ia demorar. Assista aqui
“Efeitos da pandemia penalizam mais os imigrantes, também em Portugal”
5 de setembro 2020
A professora catedrática do IHMT-NOVA, Maria do Rosário de Oliveira Martins, foi entrevistada pela jornalista Filomena Naves, do Diário de Notícias, no âmbito do estudo “Resposta à pandemia de Covid-19 num contexto de desigualdades sociais em saúde: um estudo transversal na população nativa e imigrante da Amadora”. Ler o artigo do DN.
Covid-19: “É crítico que se consiga controlar isto nos próximos 15 dias”
5 de setembro de 2020
Tiago Correia, professor de Saúde Internacional no IHMT-NOVA, em entrevista à TVI24, afirmou que “é importante que os casos não aumentem até à abertura do ano letivo” para que o regresso às aulas aconteça “com alguma tranquilidade”.
O especialista explicou que o aumento de novas infeções diárias registado em Portugal está em linha com o que se tem verificado noutros países, considerando que se trata de uma consequência “do período de férias e do aumento da mobilidade internacional de pessoas”.
Erradicação da Poliomielite no Continente Africano
4 de Setembro de 2020
A organização mundial da saúde declarou a erradicação da poliomielite no continente africano. Filomena Pereira, subdiretora do IHMT-NOVA, foi entrevistada no programa da RTP África “Causa e Efeito” acerca desta doença causada pelo “poliovírus selvagem” (WPV) e da sua erradicação. A Poliomielite é uma doença infeciosa aguda e contagiosa que afeta principalmente as crianças, ataca a medula espinal e pode causar paralisia irreversível. A especialista afirma que a erradicação de outras doenças eventualmente passíveis de erradicar são igualmente importantes.
“Foi há seis meses que se confirmaram os dois primeiros casos em Portugal”
2 de setembro de 2020
Entrevista a Tiago Correia, Professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, sobre os seis meses de COVID-19 em Portugal. Assista aqui ao minuto 00:18:50.
Regresso às aulas com selo COVID-OUT
2 de setembro de 2020
A Universidade Nova de Lisboa recebeu o selo de segurança COVID-OUT. Tendo previsto a reabertura das portas às aulas presenciais já em setembro, são várias os estabelecimentos desta instituição que vêm garantida a sua segurança, como é o caso da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT-NOVA), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA), o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB-NOVA), o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT-NOVA), a Escola Nacional de Saúde Pública, o Colégio Almada Negreiros e ainda as Residências Universitárias do Lumiar e Alfredo de Sousa. A notícia foi publicada na ISQ.
O novo coronavírus também afeta o coração, o cérebro e outros órgãos?
30 de agosto de 2020
A questão tem sido levantada pela comunidade científica desde o início da pandemia: terá o novo coronavírus impacto em outros órgãos do corpo, para além dos pulmões? “Isto não é só uma doença dos pulmões. Embora a tosse e a febre sejam sintomas mais vulgares, assim como a dificuldade em respirar, outros tipos de sintomas vão aparecendo cada vez com mais frequência”, diz ao Polígrafo Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA. Leia a notícia aqui.
COVID-19: Aumento dos casos numa nova vaga “é normal e o pânico não se justifica”
27 de Agosto de 2020
O professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, Tiago Correia, admite na TVI24 a hipótese dos números da Pandemia em Portugal voltarem a aumentar. O especialista em epidemiologia analisou a evolução da covid-19 e também deixou um alerta: o aumento dos casos numa nova vaga é normal e o pânico não se justifica. Assista aqui.
Estado de contingência: “Acredito que o Governo esteja a preparar um plano de intervenção”
27 de agosto de 2020
Em entrevista à TVI, Tiago Correia, investigador e professor de Saúde Internacional no IHMT-NOVA, afirma que é “muito inteligente estarmos neste momento, ainda em agosto, a tentar antecipar problemas do mês de setembro e do mês de outubro”, referindo-se ao estado de contingência que entrará em vigor a 15 de setembro. Assinalando que, em março, a capacidade de Portugal antecipar medidas permitiu que não houvesse um “pico exponencial” da pandemia de covid-19, refere porém que o estado de contingência permitirá passar mais facilmente para um estado de calamidade se for necessário. “Aquilo que se espera é que as medidas sejam mais focadas”, sublinha.
“Não é o número de casos que deve merecer a nossa atenção, são as consequências”
27 de agosto de 2020
Em entrevista à TVI, Tiago Correia, investigador e professor de Saúde Internacional no IHMT-NOVA, afirma que é importante evitar “picos repentinos”. Assinala também que o mais importante não é o número de casos, mas as consequências que esses casos trazem para o sistema de saúde. E lembra que é normal que os contágios surjam, mas que a doença, apesar de muito contagiosa, é assintomática ou moderada na grande maioria dos doentes.
Imunidade ao coronavírus? “É muito cedo para perceber”
26 de agosto de 2020
Depois da confirmação de três casos de infecção pelo coronavírus no mundo, a OMS veio dizer que há poucas probabilidades de reinfecções e que estes são casos muito caros. Tiago Correia, investigador e professor de saúde pública internacional no IHMT-NOVA, afirma à SIC Notícias que “é muito cedo” para perceber a duração da imunidade ao vírus, mas considerar já que as reinfecções são um problema sério “seria criar um alarme e o pânico”.
Virologista admite que podem surgir mais casos de reinfeção por Covid-19
25 de agosto de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, afirma à TSF que comportamento do vírus não surpreende, uma vez que nos casos de outros vírus também é comum haver reinfeções.
“Os casos documentados de reinfeção são relativamente raros até agora, embora não queira já dizer que não possam vir a ser mais frequentes do que aquilo que estamos agora a observar. Trata-se de pessoas que foram diagnosticadas uma vez e depois, passado algum tempo, voltaram a ser diagnosticadas depois de testes negativos”, explicou à TSF o especialista.
Crianças têm mais carga viral do que se pensava e podem contribuir para a propagação da covid-19, diz estudo
20 de agosto de 2020
Estudo de investigadores do Hospital Pediátrico e do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, é o mais abrangente já feito. Ao PÚBLICO, a autora Lael Yonker explica que, por terem um carga viral alta, as crianças podem contribuir para a propagação da doença, apesar de muitas serem assintomáticas.
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, leu o estudo agora divulgado, e corrobora que quanto mais carga viral tivermos mais probabilidade temos de expelir para o exterior maiores quantidades de vírus. “E essas partículas, mantendo-se na atmosfera, vão ser inaladas por outra pessoa e essa pessoa poderá desenvolver sintomas. Em princípio, quanto mais exposição tiver essa pessoa, mais difícil será o organismo responder. E isto acontece com outras doenças, independentemente de serem respiratórias ou não”, referiu. E exemplifica: “Imagine que somos infetados com mil ou dez mil partículas virais e o nosso organismo responde bem. Se forem 10 milhões de partículas já será mais complicado”. Leia a notícia do jornal Público aqui.
“Assintomáticos têm desempenhado um papel muito importante na propagação da Covid-19”
18 de agosto de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, esteve na Edição da tarde da SIC Notícias, para analisar os alertas da Organização Mundial de Saúde sobre a pandemia do novo coronavírus. Celso Cunha fala do início da pandemia e reconhece que pouco ou nada se sabia sobre esta doença. O virologista considera ainda que os assintomáticos têm desempenhado um “papel muito importante” na propagação da doença por todo o mundo.
O que as boas práticas internacionais de saúde pública têm a ensinar ao Ceará
18 de agosto de 2020
André Biscaia, médico de família em Lisboa e doutor em Saúde Internacional, especialidade Políticas de Saúde e Desenvolvimento pelo IHMT-NOVA, afirma ao Diário do Nordeste que nenhum modelo pode ser aplicado cegamente, sem ser adaptado à cultura de cada país, não devendo os investigadores perder a oportunidade para inovar.
Competição cerrada na corrida à vacina contra a Covid-19
17 de agosto de 2020
O médico infeciologista e especialista em doenças tropicais no IHMT-NOVA, Jaime Nina em entrevista à RFI recorda que a Rússia tem “uma enorme tradição na produção de vacinas” e que “oficializar a vacina foi uma decisão política” porque “há uma corrida cerrada e a Rússia quis afirmar que também está na corrida”, ainda que a produção tenha começado antes da conclusão da fase 3. Algo que também já está a acontecer com as outras vacinas que estão a ser realizadas para combater o novo coronavírus, quer a de Oxford, quer a vacina chinesa em parceria com o Brasil, quer a vacina da Pfizer.
“Rússia não registou uma vacina, é um projeto que dizem ser uma vacina”
11 de agosto de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, em declarações à TSF afirma que a denominada Sputnik V não foi sujeita a um escrutínio rigoroso pelos especialistas. “Trata-se de uma iniciativa extemporânea dos governantes russos. Eles não registaram uma vacina, foi um projeto que dizem ser uma vacina. Este preparado ainda não passou todos os testes necessários para ser considerado uma vacina, nomeadamente, os três ensaios clínicos, que envolvem um grande número de voluntários. É um processo que demora vários meses”, defende.
Celso Cunha: “O bom senso irá prevalecer. Quando houver vacina, vai ser distribuída de acordo com as necessidades”
11 de agosto de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, acredita que, apesar do alerta da OMS para a falta de financiamento que pode pôr em causa a distribuição da vacina, vai ser possível chegar a um acordo entre os países. Oiça a entrevista na rádio Observador.
PANDEMIA: Países europeus reagem ao receio de uma segunda onda
11 de agosto de 2020
Em declarações ao jornal Ultraperiferias, Tiago Correia, investigador e professor em saúde pública internacional no IHMT-NOVA, afirmou no que respeita à COVID-19 que o número de casos deve agravar-se no outono. O investigador sublinha também a importância de Portugal estar preparado, em particular nas zonas urbanas e com maior densidade populacional.
Vacina russa. “É impossível produzir testes a uma vacina em 2 meses”
11 de agosto de 2020
Jaime Nina, o médico infeciologista e especialista em doenças tropicais no IHMT-NOVA, considera precoce o registo da vacina e sublinha que se trata de uma estratégia de “bluff” por parte das autoridades russas. Oiça a entrevista na Rádio Observador. As declarações do especialista foram também publicadas no Correio da Manhã.
Máscara no queixo? Não faça isso
6 de agosto de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, explica ao Polígrafo os riscos da máscara no queixo, realçando que é importante ter todo o cuidado para que a parte interior não fique em contacto com superfícies expostas a eventuais contaminações. A notícia foi publicada pelo Polígrafo, mas também divulgada no Expresso da Ilhas.
IHMT na linha da frente no rastreio dos profissionais de saúde
6 de agosto de 2020
Terminou a 31 de julho mais uma fase do projeto “Fatores de suscetibilidade genética e proteção imunológica associados à Covid-19” liderado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e no qual participam o IHMT-NOVA e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO).
Cerca de 1000 colheitas foram efetuadas por uma equipa do IHMT-NOVA. Segue-se agora a análise dos casos positivos e negativos e da eventual contribuição de fatores genéticos e de proteção imunológica do hospedeiro envolvidos na suscetibilidade à infeção, tipos e gravidade de sintomatologia associados. A notícia foi divulgada no Atlas da Saúde.
Entre homens, pandemia não diminuiu sexo casual e gerou uso inadequado de prevenção do HIV
6 de agosto de 2020
Uma pesquisa realizada pelo investigador Álvaro Lopes Souza, pós-doutorando da escola de enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e orientador de pós graduação do IHMT-NOVA, revela que tanto no Brasil como em Portugal, o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus não impediu o sexo casual. A notícia foi divulgada no Jornal da USP. Leia aqui.
Gestão dos grupos de risco no tempo da Covid-19 [WebSeminar #11]
30 de julho de 2020
Dia 31 de Julho irá realizar-se o 5.º e último WebSeminar, desta 2.ª Série, que será dedicado à análise de “GESTÃO DOS GRUPOS DE RISCO NO TEMPO DA COVID-19” . A gestão clínica da doença crónica [doenças cardiovasculares, respiratórias, infecciosas, anemias e malária entre outras doenças prevalentes] a par com a saúde materna e infantil [gravidez e crianças] irá ser analisada assim como o impacto da pandemia nos grupos geriátricos.
A iniciativa surge de uma parceria entre o IHMT-NOVA e a APAH, com o apoio do Centro de Ciência LP e CMLP e conta com a participação de nomes de referência na área da medicina, administração e investigação científica do espaço lusófono. A notícia foi divulgada em All Events e Atlas da Saúde.
PrimaryCare@COVID-19 cria plataforma de apoio à doença crónica
28 de julho de 2020
O projeto PrimaryCare@COVID-19 criou uma plataforma digital ao nível dos cuidados de saúde primários para apoiar e monitorizar doentes crónicos, durante a pandemia de COVID-19.A notícia foi divulgada no Atlas da Saúde e Índice.
Institutos Nacionais de Saúde Pública debatem imunidade e testes em COVID19
24 de julho de 2020
A Rede de Institutos de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RINSP-CPLP) realizou a 5ª reunião virtual, a 21 de julho de 2020, sob o tema “Imunidade em COVID-19 e o uso dos testes sorológicos para o diagnóstico individual e para inquéritos epidemiológicos”. A reunião contou com a participação dos especialistas do IHMT-NOVA Miguel Viveiros, subdirector do Instituto e o virologista Celso Cunha. A notícia foi divulgada pelo site da CPLP e a reunião partilhada no seu canal de youtube. Assista aqui.
Para evitar contágio, emigrantes devem “isolar-se” antes de viajarem do Luxemburgo até Portugal
24 de julho de 2020
Luxemburgo é o país da Europa com mais novos casos de infeção por cada 100 mil habitantes habitantes e não estão previstas quaisquer restrições de entrada em Portugal. O Especialista em Saúde Pública Internacional Tiago Correia, do IHMT-NOVA, acredita que Luxemburgo entrou numa segunda vaga do vírus e que o cenário pode mudar “com enorme rapidez” – sendo preciso assumir que a abertura das fronteiras levará a um aumento de casos. Leia o comentário no jornal Público aqui.
Desafios da comunicação em saúde
24 de julho de 2020
O 4.º WebSeminar, da 2.ª Série “COMO REORGANIZAR OS SISTEMAS DE SAÚDE NA ERA COVID-19” é dedicado à análise dos “DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE” e irá realizar-se hoje às 15h. Este webinar irá explorar os desafios e oportunidades da comunicação e literacia à população por entidades governativas e autoridades de saúde a par com os media e redes sociais numa era de globalização dando também enfoque à problemática das notícias falsas. A iniciativa surge de uma parceria entre o IHMT-NOVA e a APAH, com o apoio do Centro Ciência LP e da CMLP. A notícia foi divulgada em Allevents e Atlas da Saúde.
Fundação de Bill Gates ajudou a criar a Covid-19 manipulando o novo coronavírus com o VIH?
21 de julho de 2020
De acordo com um artigo que está a circular nas redes socais, um alegado ataque informático à fundação criada pelo empresário norte-americano, à OMS e ao Instituto de Virologia de Wuhan terá exposto a criação em laboratório do novo coronavírus, relacionando-o com vírus da SIDA. Verdade ou falsidade?
Em declarações ao Polígrafo, Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, afirma que uma “análise cuidada aos argumentos” mostram “precisamente o contrário” do que garantem estas publicações, “ou seja, que o vírus não foi criado artificialmente em laboratório”. “De quando em vez o Bill Gates parece associado às mais variadas teorias da conspiração, como se fosse uma espécie de anjo do mal que pairasse sobre nós. Mas o facto é que a Fundação Bill e Melinda Gates tem desempenhado um papel muito ativo no combate à Covid-19 nomeadamente em países de baixa renda”, remata. Leia aqui.
COVID-19: Investigador defende sensibilização de emigrantes para riscos do reencontro
21 de julho de 2020
Jorge Seixas, investigador e diretor da Unidade de Clínica Tropical no IHMT-NOVA, em declarações à Agência Lusa defende que os emigrantes que vêm passar férias a Portugal deviam ser alvo de campanhas de sensibilização que reforçassem a importância de se protegerem a si e aos outros para evitar a transmissão da covid-19.
Numa altura em que muitos emigrantes começam a chegar a Portugal, alerta para o risco da realização das tradicionais festas e bailaricos nas aldeias. A notícia foi publicada por diversos meios de comunicação, nomeadamente JM Madeira, Saúde Mais, Notícias de Coimbra, Sapo24, Lifestyle sapo, Mundo Lusíada, Luso Jornal, O Interior, e TVI24.
Filomena Pereira: “Não podemos acabar com todos os afetos por causa de uma infecção”
21 de Julho de 2020
Em declarações à Agência Lusa, a investigadora Filomena Pereira, médica da Consulta do Viajante e subdirectora do IHMT-NOVA, considera que não se pode acabar com os afetos devido à covid-19, mas defende ser “um dever cívico” fazer 14 dias de quarentena quando se viaja de locais com mais casos para outros com menos. A notícia foi publicada em vários meios de comunicação, nomeadamente Público, Diário de Notícias, Sapo24, Sapo Lifestyle, Saúde Mais, Notícias de Coimbra e Tvi24.
O novo coronavírus também afeta o cérebro, o coração e outros órgãos?
19 de Julho de 2020
Estudos recentes abrem a possibilidade dos efeitos do coronavírus no corpo humano não se verificarem apenas nos pulmões.A questão tem sido levantada pela comunidade científica desde o início da pandemia. Em declarações ao Polígrafo, Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, afirma: “Isto não é só uma doença dos pulmões. Embora a tosse e a febre sejam sintomas mais vulgares, assim como a dificuldade em respirar, outros tipos de sintomas vão aparecendo cada vez com mais frequência.” Leia aqui.
A Covid-19 “não é uma doença mortal” pois ninguém morreu “de Covid-19” mas sim “com Covid-19”?
17 de Julho de 2020
Em publicação propagada nas redes sociais salienta-se que “não há nenhuma pessoa no mundo que morreu de Covid-19”, alegando-se que são as comorbilidades que causam a morte dos pacientes infetados pelo novo coronavírus. Confirma-se?
O médico Stoyan Alexov, atual presidente da Associação Búlgara de Patologia, deu uma entrevista no dia 8 de maio, no âmbito da qual afirmou que o “alarmismo” relativamente ao novo coronavírus contribuiu para o aumento de stress na população, o que tornou o sistema imunitário da população mais fraco e incapaz de combater o coronavírus. O patologista defendeu também que a criação de uma vacina é impossível e que o SARS-CoV-2 não tem potencial pandémico.Questionado pelo Polígrafo, o virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha, refuta as afirmações de Alexov: “O Dr. Stoyan na referida entrevista faz várias afirmações no mínimo controversas e sem suporte científico. Por exemplo, a não existência de mortes por Covid-19 e a não existência de uma pandemia”. Leia aqui.
Jaime Nina garante que riscos de contágio nos transportes urbanos são reais
17 de Julho de 2020
Em declarações à TSF, o infeciologista do IHMT-NOVA reagiu às recentes declarações do ministro Pedro Nuno Santos, que admite acabar com os limites de lotação nos transportes públicos devido à Covid-19. Leia aqui.
Webinar “Resposta Extra-Hospitalar à Pandemia”
17 de Julho de 2020
O 3.º WebSeminar, da série #2 ” “Como Reorganizar os Sistemas de Saúde na Era Covid-19″, decorre hoje, 17 de julho, pela 15h00 e vai analisar a “Resposta Extra-Hospitalar à Pandemia”, refletindo sobre o contributo da Forças Militares, das Organizações Não-Governamentais e da Comunidade na resposta integrada à pandemia no espaço lusófono. A iniciativa surge de uma parceria entre o IHMT-NOVA e a APAH, com o apoio do Centro de Ciência LP e CMLP e conta com a participação de nomes de referência na área da medicina, administração e investigação científica do espaço lusófono. A notícia foi divulgada pelo Atlas da Saúde.
Transportes públicos. Governo está pronto a apresentar a “rendição por falta de meios
17 de Julho de 2020
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, não tem meios para regular segurança nos transportes, diz virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha à rádio Observador. A reação às declarações do ministro que admite acabar com as limitações à lotação dos transportes. Oiça aqui.
Utilização de máscaras para evitar contágio de Covid-19 é prejudicial à saúde?
16 de Julho e 2020
No vídeo publicado no YouTube, visualizado e partilhado por milhares de pessoas, um suposto médico brasileiro alega que a utilização de máscaras “só é boa para o vírus, porque ele se propaga graças a isso”. Mais, alerta que é prejudicial à saúde, na medida em que “acidifica o sangue”, entre outros riscos ou efeitos nocivos. Questionado pelo Polígrafo, o virologista Celso Cunha, professor do IHMT-NOVA, garante que “ a explicação do médico brasileiro para os eventuais efeitos prejudiciais do uso de máscara é pura e simplesmente mentira”. Leia aqui.
Celso Cunha comenta possibilidade de uma segunda vaga de Covid-19 em Portugal
15 de julho de 2020
Celso Cunha, Virologista e diretor da Unidade de Microbiologia médica do IHMT-NOVA, comenta as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e António Costa, Primeiro-Ministro, sobre a possibilidade de uma segunda vaga de COVID-19 em Portugal ao Observador [min 00:19:24]
FORMAÇÃO LABORATORIAL Testes Moleculares, Lubango, Angola
15 de Julho de 2020
Após o envio do equipamento de testagem molecular ao SARS-CoV-2 para o Lubango, Angola, inicia-se a fase da formação de técnicos laboratoriais, profissionais de saúde e investigadores por equipa de formadores do CIBIO-InBIO e IHMT-NOVA. Leia aqui.
Tiago Correia na Grande Entrevista da RTP
15 de Julho de 2020
Como vai evoluir a pandemia? É inevitável uma segunda vaga no Outono? Tiago Correia, professor de Saúde Internacional IHMT-NOVA, foi entrevistado por Vítor Gonçalves para a “Grande Entrevista” da RTP. Assista aqui.
Recomendações para “tratamento precoce da Covid-19” têm validade científica?
14 de Julho de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia do IHMT- NOVA, questionado pelo Polígrafo sublinha que “não há tratamentos profiláticos nem precoces para a Covid-19.” Leia aqui.
Especialista em saúde pública pede medidas para evitar colapso do SNS
11 de Julho de 2020
Tiago Correia, professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, comentou na SIC Notícias os riscos do agravamento da epidemia em Outubro. O especialista afirma que as cadeias de transmissão devem ser controladas o máximo possível nesta fase de Verão. Assista aqui.
O novo coronavírus “acomoda-se mais rápido em garganta seca”?
10 de julho de 2020
Em declarações ao Polígrafo, Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, defende que o xarope para a tosse não é eficaz “nem para a tosse quanto mais para a Covid-19”, e que o limão, mel e a pomada Vick Vaporub também não são úteis no combate à infeção. Quanto aos humidificadores, o especialista sublinha que só servem “para ajudar a dispersar o vírus e transmitir a infeção a outras pessoas”. Leia aqui.
WebSeminar destaca o impacto da COVID-19 nos sistemas de saúde do espaço lusófono.
9 de Julho de 2020
Foi divulgado pela Newsfarma o 2.º webinar da 2.ª série de cinco webinars sobre “Como reorganizar os sistemas de saúde na era COVID-19”, sobre o “Impacto da COVID-19 nas organizações de saúde”, a realizar-se dia 10 de Julho.
O presente Webinar tem como objetivo explorar as dimensões de antecipação de cenários epidemiológicos e o planeamento dos recursos, a par com a necessária reorganização e reformulação da resposta e oferta de cuidados nos sistemas e instituições de saúde do espaço lusófono.
A iniciativa surge de uma parceria entre o IHMT-NOVA e a APAH, com o apoio do Centro Ciência LP e da CMLP.
Afinal o novo coronavírus transmite-se pelo ar? 6 respostas para perceber o último anúncio da OMS
8 de Julho de 2020
Celso Cunha, virologista e director da Unidade de Microbiologia do IHMT-NOVA comenta ao Observador o último anúncio da OMS acerca da possibilidade do vírus ser transmitido pelo ar. Leia aqui.
“Todos os anos há milhares de casos de peste bubónica”
7 de Julho de 2020
Em entrevista à Rádio Observador, Jaime Nina, infeciologista e professor do IHMT-NOVA diz que “todos os anos há milhares de casos de peste bubónica” e não há caso para alarme a nível mundial, lembrando que existem antibióticos. “A China tem alguns casos, mas o principal foco atualmente é em África, na ilha de Madagáscar, que nos últimos 20 anos tem tido entre metade a dois terços dos casos no mundo”, explicou ainda o especialista. Leia aqui.
Covid-19. É provável que o vírus se possa transmitir pelo ar, mas será que isso é mesmo preocupante?
7 de Julho de 2020
Com base (entre outros dados) num caso de transmissão de vírus que se deu, comprovadamente, sem qualquer contacto entre as pessoas, dois investigadores concluíram que ele se transmite pelo ar e querem que a OMS altere as suas recomendações. Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia do IHMT-NOVA, foi um dos especialistas entrevistados pelo Expresso sobre o assunto.
Deitar lixívia nos esgotos previne a contaminação por Covid-19?
7 de julho de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, em declarações ao Polígrafo afirma: “O vírus não se multiplica na água. Replica-se exclusivamente dentro das células. As águas residuais são tratadas de acordo com protocolos bem definidos e comprovadamente eficazes. A lixívia que possamos utilizar num contexto doméstico, após a utilização de sanitas, etc., não seria em quantidade suficiente para desinfetar e inativar o vírus nos esgotos e sistemas de águas residuais”. Leia aqui.
O Coronavírus pode ser transmitido pelo ar?
7 de Julho de 2020
Celso Cunha, virologista e director da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA é entrevistado para o Jornal 2 da RTP sobre a possibilidade do Coronavírus poder ser transmitido por gotículas suspensas no ar, depois de a OMS ter reconhecido mais evidências de que a transmissão possa acontecer pelo ar. Assista aqui (minuto 6:25).
40 Anos de erradicação da Varíola
6 Julho de 2020
Jaime Nina, infeciologista do Hospital Egas Moniz e professor do IHMT- NOVA, foi entrevistado por Eleine Espírito Santo para o programa da RTP África “Viva Saúde” dedicado ao tema da Varíola, que este ano celebra 40 anos de erradicação oficial. O especialista afirma que esta era a “principal causa de morte por infecção viral durante praticamente todo o século XX”. Assista aqui.
Pessoas do grupo sanguíneo A são mais frágeis à Covid-19?
6 de Julho de 2020
Um estudo da Universidade de Kiel, na Alemanha, aponta para que as pessoas com o tipo de sangue A tenham maior probabilidade de contrair a doença e desenvolver consequências mais graves. Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, em declarações ao Polígrafo da SIC, afirma que os próprios autores deste estudo apontam algumas limitações “nomeadamente a necessidade de avaliar se subjacente a esta associação do grupo sanguíneo A não estariam também outros factores de risco como doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, entre outros.”Assista aqui (minuto 18:03)
Contágio do novo coronavírus pode ter começado a partir de vacinas da gripe contaminadas?
6 de julho de 2020
O Polígrafo questionou Celso Cunha, virologista do IHMT-NOVA, no que diz respeito à contaminação dos fármacos para a gripe. O especialista garante que “o processo de fabrico das vacinas para a gripe exclui, de todo, a hipótese de elas estarem contaminadas com o coronavírus ou algum outro, porque é um processo conhecido, muito seguro e não há contacto com qualquer vírus durante o fabrico das vacinas contra a gripe”. “Essa questão está completamente excluída”, não teve dúvidas em assegurar. Leia aqui.
Entrega de material de diagnóstico epidemiológico a Angola
3 de julho de 2020
A notícia da entrega de material de diagnóstico epidemiológico com destino a Angola, que decorreu no IHMT-NOVA, e permitirá reforçar a capacidade laboratorial da província da Huíla e a resposta angolana à atual pandemia da Covid-19, quer no plano científico, quer no plano sanitário, foi publicada pela a Lusa, RTP, Visão, Euronews, Ver Angola, Embaixada de Angola, entre outros. Esta iniciativa insere-se no Plano de Ação para a resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal, os PALOP e Timor Leste, coordenado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e conta com a parceria do IHMT.
Novo vírus suíno. Será que vem aí outra pandemia?
1 de julho de 2020
Os porcos são “reservatórios” do vírus da gripe. O virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha, não descarta a ideia do vírus suíno regressar ao homem e causar uma nova pandemia, mas para já: “é pouco provável”. A entrevista ao especialista pela rádio Observador pode ser ouvida na Omny FM e no Player FM.
E depois da Covid-19: Como é que se comunica a pandemia ao grande público?
29 de junho de 2020
O debate vai encerrar a série de conversas sobre esta pandemia que junta a VISÃO e a Associação Portuguesa de Economia da Saúde.
A conversa desta semana vai ser moderada por Catarina Guerreiro, editora-executiva da VISÃO e vai ter como uma das intervenientes Cláudia Conceição, professora do IHMT-NOVA. Leia aqui.
Covid-19: “Os transportes públicos podem ser um dos focos principais de transmissão”
27 de junho de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da unidade de Microbiologia médica do IHMT-NOVA, em entrevista à TVI 24 analisou a possibilidade da criação de uma vacina para o tratamento da Covid-19 até ao final do ano e aponta os transportes públicos como um dos principais focos de transmissão do coronavírus. Assista aqui.
Covid-19: “Não há tempo” para desenvolver medicamentos e “é mais simples” usar o que já existe.
27 de junho de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, em entrevista à TVI24 analisou a possibilidade da criação de uma vacina para o tratamento da Covid-19 até ao final do ano. Assista aqui.
Covid-19. Os surtos em Lisboa, a suposta segunda vaga e o número de testes realizados em 4 fact-checks
27 de junho de 2020
Depois de uma subida dos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo nas últimas semanas foram levantadas questões sobre o número de testes que estão a ser realizados e sobre a possibilidade de Portugal estar a entrar numa segunda vaga da pandemia. Tiago Correia, professor de saúde internacional do IHMT-NOVA, afirma ao Polígrafo SIC “Não tenho nenhum elemento que, neste momento, me leve a concluir que estamos a iniciar uma segunda vaga”. A razão do aumento dos casos, segundo o professor, é uma consequência do desconfinamento progressivo que começou a ocorrer a 18 de maio. E é precisamente a partir dessa data que os números em Lisboa e Vale do Tejo começam a subir. Celso Cunha, virologista e Diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT- NOVA, afirma também ao Polígrafo que de acordo com os dados disponibilizados pelas autoridades sanitárias, Portugal “não ultrapassou a atual vaga de infeções por coronavírus”. Os especialistas respondem também às questões: O aumento de casos de Lisboa e Vale do Tejo está a ser mais agressivo do que foi no Norte? Aumento dos casos na construção civil foi mais intenso na região de Lisboa do que no Norte do país? Portugal está a fazer mais testes à Covid-19? Leia aqui.
Usar uma máscara ao contrário por dentro da máscara cirúrgica reforça a proteção contra o coronavírus?
26 de junho de 2020
Está a ser partilhada uma publicação onde se afirma que ao colocar duas máscaras cirúrgicas em simultâneo é possível aumentar o nível de proteção contra o novo coronavírus.
Em declarações ao Polígrafo SIC, Pedro Ferreira, investigador da área de parasitologia médica no centro de investigação Global Health and Tropical Medicine afirma que não considera “correto” o uso de duas máscaras em sentidos opostos. Cláudia Conceição, médica e professora no IHMT-NOVA afirma que esta informação não tem fundamento. “Se isso fosse assim tão simples, tinham inventado as F2 e F3? Em vez de usar F2 e F3 nos cuidados intensivos – porque há falta – íamos pôr duas máscaras cirúrgicas”. A especialista considera que o uso de duas máscaras é até um “inconveniente ao nível ecológico, dado que “ a quantidade de lixo de equipamentos de proteção é uma coisa completamente absurda”. Leia aqui.
Covid-19: Portugal envia aparelho de testes para província angolana da Huíla
26 de junho de 2020
A província da Huíla, em Angola, vai passar a poder fazer localmente testes à covid-19, no âmbito de um projeto de reforço da capacidade laboratorial apoiado por Portugal e que inclui também formação para profissionais de saúde.
No âmbito do projeto, será instalado no laboratório da universidade Mandume ya Ndemufayo, na cidade do Lubango, um aparelho de PCR-RT, que foi hoje entregue, numa cerimónia simbólica, pelo diretor do IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, ao embaixador de Angola em Lisboa, Carlos Alberto Fonseca.
Além deste aparelho serão também enviados equipamentos acessórios de testagem, como reagentes, e Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s).
A Notícia foi publicada na Lusa, bem como noutros meios de comunicação, nomeadamente RTP Notícias, RTP Notícias ao Minuto, Sapo 24, Porto Canal Sapo, TVI 24, Sábado, Destak, Saúde Mais, Angop, All Africa, Jornal de Angola e Instituto Camões.
Portugal puts the brakes on as new coronavirus cases rise
24 de junho de 2020
O Subdiretor do IHMT-NOVA, Miguel Viveiros, e a professora de Saúde Pública do IHMT-NOVA, Inês Fronteira, foram entrevistados pelo jornal britânico The Telegraph para comentarem o aumento de casos de Coronavírus em Portugal. Leia aqui.
Covid-19. Santuário de Fátima faz testes a cerca de 400 pessoas. Resultados são conhecidos esta terça-feira
22 de junho de 2020
As celebrações com público em Fátima, a 13 de maio, foram canceladas. As cerca de 70 pessoas que iriam cantar no coro de Fátima ficaram reduzidas a 10, e com distância de dois metros entre si. Mas, ainda assim, projetar a voz aumenta a força e velocidade com que o ar é expelido, levando a que partículas contaminadas se propaguem a uma distância superior e potenciando “o risco de contágio para indivíduos que se encontrem mais afastados” afirma ao Expresso, Celso Cunha, virologista do IHMT-NOVA. Leia o artigo aqui.
Desafios à investigação e cooperação na África Lusófona
21 de junho de 2020
O IHMT-NOVA, a APAH e a CMLP organizam dois webinares especiais dedicados à Diplomacia em Saúde na Era COVID-19. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Ciência LP e tem como objectivo avaliar o impacto da pandemia ao nível da diplomacia global, tendo como principais convidados embaixadores e outros altos dirigentes portugueses e estrangeiros. O 2.º Web.Seminar Especial irá decorrer a 26 de junho [15h00] e será dedicado aos “Desafios à Investigação e Cooperação na África Lusófona”. O evento foi publicado em All Events in Lisbon e Atlas da Saúde.
Filomeno Fortes considera-se “um médico emprestado à Ciência”.
19 de junho de 2020
Filomeno Fortes, Diretor do IHMT-NOVA, foi hoje o convidado das “Conversas Fora da Caixa” para o canal de youtube “FDC Consulting”. Nascido em Angola e especializado em Saúde Pública e Doenças Tropicais, o professor considera-se um “médico emprestado à ciência”. Nesta conversa foi analisada a realidade que se vive no continente africano na fase Covid-19, sem se esquecer as doenças não-covid que continuam a fazer muitas vítimas mortais. As novidades que estão a ser potenciadas no IHMT também foram trazidas à conversa. Assista aqui.
Celso Cunha, virologista: “Surto na China começou muito antes”
19 de junho de 2020
Em entrevista ao Observador, o virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha, conclui que o novo estudo vem reforçar a convicção de que o surto de coronavírus teve início alguns meses antes do apontado. Oiça aqui.
Covid-19: Peritos portugueses escrutinam papel da OMS e veem oportunidade na crise
19 de junho de 2020
No Webinar de hoje promovido pelo IHMT-NOVA e APAH, dedicado ao tema “Impactos e Desafios às Dinâmicas na Diplomacia Global”, o papel e a exposição da OMS à pressão e jogos dos países na resposta à Covid-19 foi escrutinado por peritos e diplomatas portugueses, que foram unânimes em considerar a pandemia uma “oportunidade” para reforçar a solidariedade. A iniciativa foi notícia na Lusa, e nos mais variados meio de comunicação, nomeadamente na RTP Notícias, Porto Canal, Saúde Mais, Destak e Notícias ao Minuto.
O uso de luvas pode causar sensação de falsa segurança
18 de junho de 2020
O IHMT-NOVA elaborou um documento intitulado “COVID-19 e as luvas: deve-se usar?” indicando os diferentes tipos de luvas, os objetivos da sua utilização, como as usar, a relação das luvas e a COVID-19, como colocar e retirar as luvas, e o que fazer depois de as retirar. As indicações foram publicadas na Vida Activa.
Secretário Executivo no webinar «Covid-19: Impactos e Desafios às Dinâmicas na Diplomacia Global»
17 de junho de 2020
O webinar promovido pelo IHMT-NOVA, a decorrer no próximo dia 19 de Junho, subordinado ao tema “Impactos e Desafios às Dinâmicas na Diplomacia Global” foi noticiado no site da CPLP. Os oradores neste webinar serão Adalberto Campos Fernandes, Embaixador da CMLP; Francisco Ribeiro Teles, Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), José Duarte, Embaixador de Portugal da República Popular da China; e Manuela Franco, Embaixadora de Portugal na República Árabe do Egito. O evento foi também divulgado nos sites All Events in Lisbon, Tempo Medicina e Atlas da Saúde.
HPV Clinical Cases. “Reunião mostra que o HPV não é só cancro do colo do útero”
17 de junho de 2020
Está a decorrer a submissão de casos à 2ª edição do HPV Clinical Cases. O médico pediatra do Hospital D.Estefânia e professor do IHMT-NOVA Luís Varandas salienta a importância da vacinação na prevenção de vários tipos de neoplasias, para além do cancro do colo do útero. Leia a entrevista aqui.
Dexametasona é o maior avanço contra o vírus? Calma, diz o Infarmed.
16 de Junho de 2020
Um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, acredita que a dexametasona é o primeiro fármaco com resultados positivos no tratamento de doentes graves com covid-19 e o ministério da Saúde britânico quer disseminar a sua utilização. No entanto, estes dados ainda não foram avaliados de forma independente.
O infeciologista do IHMT-NOVA, Jaime Nina, em declarações ao Diário de Notícias sobre o uso de Dexametasona, um derivado simples da cortisona, alerta que “os corticoides são medicamentos que diminuem a resposta imunitária e a base da sua utilização na covid está relacionada com os doentes mais graves, que muitas vezes têm danos muito para além dos provados pelo vírus. Assim, dar corticoides para diminuir a resposta imunitária faz algum sentido, mas são medicamentos de alto risco, que só devem ser utilizados em ensaios clínicos”, ou seja em ambiente controlado. A notícia foi também publicada no Jornal de Angola e no Panorama farmacêutico.
Respirar ar quente numa sauna pode prevenir a Covid-19?
13 de Junho de 2020
Está a ser partilhado um vídeo nas redes sociais em que é afirmado que o ato de inalar ar quente mata o coronavírus e, por isso, previne a Covid-19. Para alcançar as temperaturas altas, o autor do vídeo sugere soluções tão excêntricas como a frequência de saunas ou a utilização de secadores de cabelo. Tudo sem sustentação científica.
Celso Cunha, virologista e professor no IHMT-NOVA, afirma ao Polígrafo que o vírus não morre por inspirarmos ar quente, e recusa também a ideia de que esta técnica possa ter um efeito preventivo contra a doença, como é sugerido no vídeo: “Não previne nada. Imagine que sai da sauna e encontra uma pessoa infetada. Entra em contacto com ela e inala algumas gotículas infetadas. Não é por termos estado na sauna antes que vamos deixar de ficar infetados. Vamos ficar infetados na mesma”. Leia aqui.
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas- IHMT
12 de Junho de 2020
Filomeno Fortes, director do IHMT-NOVA, evidencia a importância da cooperação da Guiné- Bissau com o IHMT-NOVA na área de saúde e na área da investigação. Veja o vídeo no canal de youtube Camões IP Guiné Bissau.
Covid-19: Infeção entre profissionais de saúde é “muito elevada” na Guiné-Bissau – OMS
12 Junho de 2020
Joana Cortez, especialista em gestão clínica da OMS, alertou para alguns dos problemas dos profissionais de saúde, durante o sexto e último seminário ‘online’ dedicado à reflexão sobre o impacto da covid-19 nos sistemas de saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). A iniciativa que resulta de uma parceria entre IHMT-NOVA e a APAH, abordou as opções terapêuticas para o tratamento da doença. Declarações da especialista foram publicada na Lusa e nos mais diversos meios de comunicação, nomeadamente Notícias ao minuto, Impala News, Porto Canal Sapo, Lifestyle Sapo, Sapo notícias, Visão Sapo, Jornal de Angola, Diário de Notícias, África 21 Digital.
Instituto de Higiene e Medicina Tropical promove Webinar sobre opções terapêuticas contra a Covid-19
12 Junho de 2020
Decorre a 12 de Junho às 15h00, o 6.º e último WebSeminar promovido pelo IHMT-NOVA e a APAH, da 1.ª Série intitulada: “O que sabemos sobre a COVID-19”. Este webinar será dedicado ao conhecimento, evidência científica e clínica sobre “Que opções terapêuticas” dispomos para o tratamento da Covid-19. A notícia foi divulgada no Atlas da Saúde.
A outra pandemia: O VIH/SIDA
9 de junho de 2020
Ana Abecasis, diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística e investigadora do IHMT-NOVA é entrevistada por Flávio Miranda do CITCEM, Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», sobre “A outra pandemia: O VIH/SIDA”. “O que sabemos sobre as origens do VIH/SIDA? Poderão os cientistas, a curto prazo, conseguir vencer a competição contra esta doença? E que efeitos tem a Covid-19 nas pessoas portadoras do vírus da imunodeficiência humana? “ A especialista responde a estas e outras questões. Pode assistir aqui através do canal de youtube do CITCEM ou aqui em versão podcast da Casa Comum da Universidade do Porto.
Limpeza e Higienização importantes para a interrupção de transmissão do SARS-CoV-2
5 de Junho de 2020
O IHMT-NOVA elaborou um documento onde evidencia a importância da limpeza e higienização de superfícies como medidas de proteção importantes para a interrupção da transmissão do SARS-CoV-2, apresentando quais os desinfetantes adequados para a desinfecção de Superfícies duras, limpeza e desinfecção de aparelhos electrónicos e produtos de limpeza que podem ser usados em superfícies e objetos para destruir o coronavírus SARS-CoV-2. As orientações foram publicadas pelo Gabinete de apoio à família. Pode consultar o documento na íntegra aqui.
O dia depois de amanhã
2 de Junho de 2020
Em entrevista à Vogue, Tiago Correia, professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, comenta acerca destes novos tempos de pandemia e da nova realidade com a qual temos de lidar. Leia aqui.
Covid-19: “Não nos podemos assustar sempre que surge um surto”, diz Tiago Correia
2 de Junho de 2020
Tiago Correia, professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, foi convidado no Jornal das 8, da TVI, e analisou o processo de desconfinamento em Portugal, numa altura em que se multiplicam o número de focos de infeção na região de Lisboa. Oiça aqui.
Repórter África entrevista subdiretora do IHMT Filomena Pereira e secretário-geral da APAH Miguel Lopes
2 de Junho de 2020
Foi notícia no programa da RTP “Repórter África”, o webinar promovido pelo IHMT-NOVA e a APAH, com o apoio do Centro de Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) dedicado ao “Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona”, que colocou em videoconferência quatro especialistas da área da Saúde Pública. Assista à notícia do Repórter África aqui (minuto 11:19). Filomena Pereira, subdiretora do IHMT NOVA, e Miguel Lopes, secretário geral da APAH, comentaram esta iniciativa.
O coronavírus está mais fraco? Ainda é cedo para relaxar
2 de junho de 2020
O virologista italiano Arnaldo Caruso diz que o novo coronavírus pode estar a ficar enfraquecido, mas cientistas portugueses e italianos não encontram dados que apoiem a afirmação. Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, foi um dos especialistas a ser entrevistado pelo Observador. Leia aqui.
Covid-19, uma CPLP que se vai cuidando?
1 de Junho de 2020
O IHMT-NOVA irá promover duas séries de seis webinars, sendo a primeira intitulada “O que sabemos sobre a COVID-19”, a que se seguirá uma 2.ª Série sobre “Como reorganizar os sistemas de saúde na era COVID-19“. A notícia foi divulgada no periódico online Estrategizando.
Covid-19: Investigação vai estudar efeitos da BCG no absentismo dos profissionais de saúde nos PALOP
1 de Junho de 2020
Arranca em finais de Julho um estudo coordenado pelo IHMT-NOVA e pela Universidade do Sul da Dinamarca sobre dos efeitos da vacina BCG na redução do absentismo dos profissionais de saúde de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique durante a pandemia de covid-19. Inês Fronteira, professora de Saúde Pública e Epidemiologia do IHMT, comenta o intuito da investigação em declarações à Agência Lusa. A notícia foi publicada em vários meios de comunicação, nomeadamente no Diário de Notícias, Sapo Visão, Sapo, Sapo24, Observador, Notícias ao Minuto e Açoriano Oriental.
Celso Cunha: “Faz sentido adiar medidas de desconfinamento em Lisboa”
29 de maio de 2020
Celso Cunha, virologista do IHMT-NOVA, em entrevista à rádio Observador fala acerca do desconfinamento em Lisboa. O especialista considera que “pode ser preciso rever medidas a nível nacional” e admite desconfinamento a várias velocidades. Oiça aqui.
Covid-19: Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona debatido em sessão online
29 de maio de 2020
O IHMT-NOVA promove o quarto webinar da série de webinares intitulada “O que sabemos sobre a Covid-19?” que será dedicado ao Aparecimento e Desenvolvimento da Pandemia na África Lusófona. A notícia foi divulgada pela Inforpress, pela HealthNews, pelo Índice e pela revista online Bantumen, dedicada à cultura urbana da Lusofonia.
Utilizar lentes de contacto aumenta o risco de contágio por Covid-19?
29 de maio de 2020
Tem sido partilhado nas redes sociais uma informação segundo a qual quem usa lentes de contacto deve deixar de o fazer e optar pelos óculos porque as lentes aumentam o risco de contaminação por Covid-19. A questão está relacionada com o facto de se mexer com as mãos nos olhos, mas será que há mesmo um risco acrescido?
Ricardo Parreira, professor de virologia no IHMT-NOVA, afirma ao Polígrafo que se por um lado “as pessoas que utilizam lentes de contacto metem fisicamente os dedos nos olhos”, podendo levar vírus nas mãos, por outro também “está pressuposto que as pessoas lavem as mãos antes de utilizarem as lentes”. Leia mais aqui.
Mundo. As epidemias silenciosas
26 maio 2020
Em entrevista ao jornal Sol, Jorge Seixas, diretor da Unidade de Clínica Tropical, do IHMT-NOVA, considera que as doenças tropicais deviam ter mais visibilidade política. Ana Abecasis, diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do mesmo instituto, lembra que em África faltam testes de resistência ao HIV e de acesso a medicamentos. Leia o artigo aqui.
Why Portugal’s Covid-19 test rate is more than double almost every other nation
26 de maio 2020
O Subdiretor do IHMT-NOVA, Miguel Viveiros, e a professora de Saúde Pública do IHMT-NOVA, Inês Fronteira, foram dois dos especialistas entrevistados pelo jornal britânico The Telegraph para explicar o plano de ação de Portugal para fazer face à pandemia de COVID-19. Leia aqui.
Tiago Correia à TVI: “As pessoas não podem esquecer que ainda estamos em contexto de pandemia”
25 de maio 2020
O Professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, Tiago Correia, esteve no Jornal das 8 da TVI, onde analisou a hipótese de uma nova vaga de Covid-19. Visualize aqui.
Lisboa pode precisar de medidas mais severas
22 de maio de 2020
O que pode ser feito para conter o aumento de casos de infetados em Lisboa e Vale do Tejo? Ricardo Parreira, professor de virologia no IHMT-NOVA, faz balanço do desconfinamento e comenta o aumento de casos de infetados em Lisboa e Vale do Tejo no Podcast “Gabinete de Crise” do Observador. Oiça a entrevista aqui.
Organização Mundial de Saúde na linha de fogo
22 de maio 2020
A coordenadora do Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento no IHMT-NOVA, Isabel Craveiro, comentou em declarações ao Diário de Notícias a posição da Organização Mundial de Saúde: “”Não quero imaginar o que seja estar sob esta pressão de fornecer diretrizes de comportamento a um mundo sedento de respostas. A expectativa é gigantesca e ainda sabemos muito pouco sobre as características e comportamento deste vírus.” Leia a notícia completa aqui.
“Último relatório da OMS indica que 93% dos casos de malária verificam-se em África”, sublinha Pedro Cravo
22 de maio 2020
O professor do IHMT-NOVA, Pedro Cravo, esteve no programa Causa e Efeito, da RTP África, para esclarecer o público sobre a malária no continente africano. Veja aqui o vídeo.
Covid-19: Diretor do IHMT-NOVA alerta para “grande risco” de aumento de mortes por outras doenças em África
21 de maio 2020
O Diretor do IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, avançou em declarações à Agência Lusa que países africanos lusófonos vão fazer estudos simultâneos do vírus e alertou para o “grande risco” de aumento de mortes por doenças não Covid-19 em África potenciado pela concentração de esforços no combate à pandemia. Filomeno Fortes fez ainda um apelo aos governos dos países africanos lusófonos para que exista mais envolvimento das universidades no combate à pandemia de covid-19 e acesso aos dados sobre a doenças. Estas notícias foram publicadas nos mais diversos meios de comunicação como o Jornal de Angola, Porto Canal, Visão, a Sábado, Observador, Sapo, entre outros. Leia o resumo.
Webinar IHMT: “Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na Ásia e Europa”
19 de maio 2020
No próximo dia 22 de maio, o IHMT-NOVA irá promover o terceiro webinar da série de webinares intitulada “O que sabemos sobre a Covid-19?”. A notícia sobre o webinar “Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na Ásia e Europa” foi divulgada pelo Atlas da Saúde.
Saúde e Medicina nos Trópicos – As coleções do Instituto de Higiene e Medicina Tropical em exposição virtual
18 de maio 2020
Na data em que se assinala o Dia Internacional dos Museus, o IHMT-NOVA juntou-se às comemorações centradas no tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, através da iniciativa virtual intitulada: “Saúde e Medicina nos Trópicos: As coleções do Instituto de Higiene e Medicina Tropical”. Esta iniciativa foi divulgada pela News Farma.
Covid-19: “Não há ainda um estudo que permita inequivocamente dizer se podemos ser contaminados através do contacto com as superfícies levando depois as mãos à boca e ao nariz”
18 de maio 2020
Em entrevista ao Jornal Diário, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha comentou as recentes orientações da Direção-Geral da Saúde sobre as medidas de combate à disseminação de COVID-19 nesta fase da pandemia, reiterando que “todas as medidas que têm sido tomadas até aqui mantém-se válidas”. Saiba mais aqui na notícia publicada pelo Porto Canal.
Inês Fronteira, epidemiologia portuguesa: «España no hizo nada malo, simplemente registró casos mucho antes que otros países»
18 de maio 2020
Nesta notícia publicada pelo jornal espanhol Voz da Galiza, a epidemiologista do IHMT-NOVA Inês Fronteira explica como Portugal está a enfrentar a pandemia por COVID-19. Leia aqui os comentários da especialista.
Regras de limpeza para os transportes públicos não previnem uma nova contaminação por coronavírus?
18 de maio 2020
Questionado pelo Polígrafo sobre as regras de limpeza para os transportes públicos, o professor e virologista do IHMT-NOVA Ricardo Parreira explicou que “a limpeza diária inclui tudo quanto é superfícies mais expostas e de contacto mais direto com a população”. Leia aqui.
Ex-membro da OMS diz que vírus pode “desaparecer naturalmente” antes da vacina. E cita investigadores portugueses
17 de maio 2020
Baseado num estudo colocado esta semana na plataforma medRxiv, cuja equipa de investigadores inclui o ex-especialista do IHMT-NOVA Marcelo Ferreira, Karol Sikora, diretor médico dos Centros para o Cancro de Rutherford afirmou que “há uma possibilidade real de o vírus desaparecer naturalmente antes que alguma vacina seja desenvolvida”. Saiba mais aqui.
Coronavírus. É seguro fazermos jantares com amigos ou com a família?
17 de maio 2020
“Do meu ponto de vista, o mais aconselhável – uma vez que percebo que esteja a ser duro para as famílias – é realizar encontros e passeios ao ar livre”, alerta em declarações ao Polígrafo Celso Cunha, virologista e professor no IHMT-NOVA. Saiba mais aqui.
Calor de verão não vai reduzir transmissão do novo coronavírus, diz primeiro estudo fora da China
16 de maio 2020
O infeciologista Jaime Nina e o virologista Ricardo Parreira, ambos especialistas do IHMT-NOVA, comentaram a possibilidade de a chegada do verão quente poder não reduzir a transmissibilidade do coronavírus. Esta notícia foi publicada pelo Observador e pelo jornal espanhol Noticias RTV.
Covid-19. Há um continente onde 258 milhões de pessoas não têm água ou sabão para lavar as mãos
15 de maio 2020
Nesta notícia publicada pelo Expresso, a médica e professora do IHMT-NOVA Cláudia Conceição fala sobre uma das maiores preocupações dos países africanos: a higienização das mãos, a primeira regra para nos protegermos da infeção por coronavírus. Leia aqui os comentários da especialista.
Webinar: “Viver em segurança com COVID-19”
15 de maio 2020
“Viver em segurança com a COVID-19” foi o tema do segundo webinar promovido pelo IHMT-NOVA, do ciclo de webinares intitulado “O que sabemos sobre a COVID-19”. Esta notícia foi divulgada por vários meios nacionais e internacionais, nomeadamente no site da Ordem do Biólogos, do Altas da Saúde e no site do Conselho Nacional de Secretários da Saúde – Brasil.
Coronavírus: devemos higienizar as máscaras no micro-ondas?
15 de maio 2020
Falso. São muitas as dúvidas sobre a higienização das máscaras. Em entrevista ao Polígrafo, Cláudia Conceição, médica e professora do IHMT-NOVA, esclareceu os efeitos que as várias medidas de higienização podem exercer na integridade das máscaras. Saiba mais aqui.
Covid. Cantar em coros? Talvez não: “As pessoas à nossa volta apanham com um chuveiro de partículas, mesmo que não se apercebam”
12 de maio 2020
O Expresso publicou uma notícia sobre as medidas tomadas na constituição do coro em cerimónias religiosas. Neste artigo, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha explica porque cantar constitui um risco consideravelmente acrescido de propagação da infeção por Covid-19. Sabia mais aqui.
Devemos deixar as compras em quarentena e outras dúvidas sobre o que ainda não sabemos sobre este vírus
12 de maio 2020
Em entrevista ao podcast Explicador, episódio especial nº50, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha fala sobre o que ainda não sabemos sobre o novo coronavírus. Escute aqui a entrevista publicada pelo Observador.
OMS pede cautela em abrir as escolas: não se sabe papel das crianças na Covid-19
12 de maio 2020
Na ausência de evidência científica que determine o papel das crianças na transmissão do novo coronavírus, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde pediu aos países que ponderem antes de reabrir as escolas. Nesta notícia publicada pelo Observador, o pediatra e professor do IHMT-NOVA Luís Varandas explica porque é “prematuro” dizer que as crianças não são transmissoras de Covid-19. Saiba mais aqui.
Covid-19: Plataforma disponibiliza informação científica em português
11 de maio 2020
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, (IHMT-NOVA) criou, em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma plataforma ‘online’ para reunir conteúdos científicos em português sobre a pandemia de covid-19. Em declarações à Agência Lusa, o IHMT explica quais são os conteúdos deste site. A notícia foi publicada em vários meios de comunicação, nomeadamente no Sapo, na TVI24, no Jornal Médico, no Notícias ao Minuto, no Saúde Mais, no MNS Notícias e no Ver Angola.
Investigação e combate à Covid-19
9 de maio 2020
Na edição do programa Expresso da Meia Noite, o infeciologista do IHMT-NOVA Kamal Mansinho integrou um painel de convidados para um debate sobre investigação e combate à COVID-19. Assista à entrevista em vídeo publicada pela SIC Notícias, ou escute o podcast publicado pelo Expresso.
IHMT-NOVA e APAH promovem troca de ideias e saberes sobre o vírus que mudou mundo
7 de maio 2020
Sob o mote “Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar”, o IHMT-NOVA promove um ciclo de webinares em parceria com a Associação de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP). O primeiro webinar “Viver em Segurança com a COVID-19” foi notícia na Health News e Net Pharma.
Covid-19: Investigadores aconselham cuidados redobrados em toda a gravidez
7 de maio 2020
A professora do IHMT-NOVA, Inês Fronteira, foi uma das autoras de um estudo que avaliou os efeitos da infecção por covid-19 durante a gravidez e prognóstico neonatal. Em declarações à Agência Lusa, a investigadora explicou as conclusões da análise. A entrevista foi publicada em vários meios de comunicação social como a TSF, a TVI24, a SIC Notícias, o Observador, entre outros.
Evolução e Controlo da COVID-19 em África
7 de maio 2020
Em entrevista ao jornal Maka Angola, Filomeno Fortes comenta a evolução da pandemia no continente Africano e alerta que maio e junho pode ser “um período crítico da pandemia do novo coronavírus”. Leia aqui as declarações do Diretor do IHMT-NOVA.
Anticorpos artificiais. O exército que não salva o mundo da Covid, mas pode curar doentes
7 de maio 2020
O artigo publicado pelo Observador apresenta as cinco respostas sobre os anticorpos monoclonais descobertos por Israel e Holanda, que visam ajudar no combate à COVID-19 enquanto a vacina não chega. Leia aqui os comentários do virologista do IHMT-NOVA, Celso Cunha, sobre o assunto.
Deputados sem máscara quando falam? Só com distância, muita desinfeção e o ar condicionado pode ser um problema
6 de maio 2020
Neste artigo publicado pelo Observador, Celso Cunha explica algumas situações que “pode não ser necessário usar máscara”. Leia aqui os comentários do virologista do IHMT-NOVA.
Ao ar livre, com distância e cautelas com idosos. 12 conselhos para os jantares de família ou com amigos
5 de maio 2020
A notícia publicada pelo Observador reúne a opinião de vários especialistas, entre eles Cláudia Conceição e Jaime Nina, sobre as recomendações da DGS com vista ao desconfinamento e reunião com família ou amigos. Leia aqui os comentários dos especialistas do IHMT-NOVA.
Suíça diz que as crianças não transmitem o vírus e podem estar com os avós. A ciência hesita, mas diz que é possível
5 de maio 2020
Embora os estudos sejam ainda prematuros, tem sido recentemente mencionado que as crianças não são veículo de transmissão de COVID-19, podendo estas reencontrar-se com os avós em segurança. A notícia publicada pelo Observador conta com os comentários de Luis Varandas sobre o assunto. Leia aqui as declarações do pediatra e professor do IHMT-NOVA.
Covid-19: Huíla vai receber uma doação de mil testes do Instituto de Higiene e Medicina Tropical português
4 de maio 2020
O IHMT-NOVA doou mil testes de diagnóstico de COVID-19 à província angolana Huíla. O Diretor do IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, alerta para o surgimento de doenças respiratórias em plena época pandémica na região sul de Angola e na província de Huíla em particular, e explica as principais preocupações no que respeita à disseminação da Covid-19 na região. A notícia foi publicada no Novo Jornal Angola e no jornal VOA.
“Se tentássemos a alternativa sueca seria um suicídio coletivo”
4 de maio 2020
Tiago Correia foi convidado do Jornal das 8, onde explicou as diferenças entre as estratégias de desconfinamento implementadas em Portugal e na Suécia. Assista aqui aos comentários do professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, na entrevista publicada pela TVI24.
Entre a pandemia e o confinamento: uma certeza e uma surpresa sobre o presente; uma dúvida, três convicções e uma certeza sobre o futuro
2 de maio 2020
Foi publicado hoje na Health News um texto editorial da autoria de Tiago Correia, que perspetiva vários ângulos da pandemia por COVID-19. Leia aqui a opinião do especialista em Saúde Internacional do IHMT-NOVA.
Começou o desconfinamento: o muito que muda para o pouco que se quer mudar
30 de abril 2020
A TSF publicou um artigo que aborda o conjunto de medidas anunciadas pelo Governo Português para a fase de desconfinamento. Foi ainda destacado o programa Covid-19: Perguntas com Resposta, que teve hoje a sua última edição, agradecendo a parceria com o IHMT-NOVA na presença dos especialistas Cláudia Conceição e Celso Cunha. Saiba mais aqui.
Filomeno Fortes: Na experiência das epidemias 75% da população infetada não vai ter sintomas
30 de abril 2020
A entrevista concedida pelo diretor do IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, à revista “Forbes Portugal”, publicada há poucas semanas, foi retomada pelo Jornal de Angola pelo interesse que encerra. Leia aqui.
“Regresso à normalidade não pode ser feito da mesma forma em todas as regiões”
29 de abril 2020
A investigadora Ana Abecassis, do IHMT-NOVA esteve, em direto, na SIC Notícias, para falar sobre a reabertura do país após o estado de emergência. Assista aqui.
Estudo diz que existem fatores genéticos que podem influenciar sintomatologia da COVID-19, alerta Celso Cunha
29 de abril 2020
Comentário de Celso Cunha, virologista e professor no IHMT-NOVA, sobre casos de assintomáticos com teste positivo na TVI24. Veja aqui ao minuto 42:00.
“O que não pode acontecer é um aumento repentino do contágio”
28 de abril 2020
Numa altura em que o país se prepara para o fim do estado de emergência, o professor do IHMT-NOVA Tiago Correia comenta os indicadores da evolução da epidemia. Assista aqui ao minuto 37:22.
Covid-19: “O pior seria acontecer em maio tudo o que evitámos até agora”
26 de abril 2020
Tiago Correia, professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, analisou, no Jornal das 8, da TVI 24, os mais recentes números sobre a evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal. Assista aqui.
Amamentar ou não com Covid-19? Leite materno tem mais benefícios do que riscos
24 de abril 2020
No artigo publicado pela TSF, a médica Cláudia Conceição e o virologista Celso Cunha reforçam que o leite materno tem mais benefícios que riscos e explicam os cuidados a ter durante a amamentação de modo a evitar transmissão mãe-filho. Leia aqui os comentários dos especialistas do IHMT-NOVA no programa Perguntas com Resposta da TSF.
Poderá a nicotina prevenir e combater a Covid-19?
23 de abril 2020
Sobre esta notícia que correu o mundo, Jaime Nina afirma que “podemos estar perante muito fumo e pouco ou nenhum fogo”. Leia aqui a opinião do infecciologista do IHMT-NOVA no artigo publicado pela Rádio Observador.
Doentes recuperados voltam a testar positivo. O que se passa? Podem contagiar outros? É uma reinfeção ou um erro?
23 de abril 2020
Jaime Nina, professor no IHMT-NOVA e infeciologista do Hospital Egas Moniz, explica ao Observador que foram publicados “alguns estudos” que referem uma “pequena percentagem” de casos em que ocorre um “segundo episódio de doença”. Leia aqui.
Já há 30 tipos de testes para avaliar imunidade dos portugueses à COVID-19
22 de abril 2020
Vários laboratórios portugueses têm vindo a apostar no desenvolvimento de testes serológicos que distingam na população aqueles que estão imunes ao novo coronavírus. Saiba mais aqui na notícia publicada pelo Diário de Notícias, onde constam comentários do infecciologista do IHMT-NOVA, Jaime Nina.
“Não há indícios de que o novo coronavírus tenha sido criado em laboratório”
21 de abril 2020
No artigo publicado pela TSF, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha afirma que as evidências científicas mostram que SARS-CoV-2 “tem origem natural e não foi criado em laboratório”. Saiba mais aqui.
Assistentes Operacionais: Invisíveis, mas imprescindíveis
21 de abril 2020
O Diário de Notícias publicou um artigo de opinião de André Beja sobre a importância dos assistentes operacionais em época de pandemia. Leia aqui o artigo do enfermeiro e doutorando do IHMT-NOVA.
“Máscara sempre” é o conselho de Jaime Nina
20 de abril 2020
Em entrevista ao programa Viva Saúde da RTP África, o infeciologista do IHMT-NOVA, Jaime Nina, clarificou vários aspectos sobre a infeção pelo novo coronavírus, sublinhando a importância das medidas de contenção da disseminação do vírus. Saiba mais aqui.
Covid-19. Consulte as dúvidas dos leitores do Expresso – e as respostas
20 de abril 2020
Em resposta à questão de uma leitora, o virologista do IHMT-NOVA, Ricardo Parreira, explica porque não se deve, nesta fase, utilizar uma máquina de limpeza a vapor para limpar superfícies. Leia aqui as recomendações do especialista na notícia publicada pelo Expresso.
“Pandemia podia ter sido prevista”
20 de abril 2020
Filomeno Fortes, Diretor do IHMT-NOVA, esteve no programa Conversas ao Sul da RTP África onde afirmou que a pandemia pelo coronavírus SARS-Cov-2 podia ter sido prevista. Veja a entrevista aqui.
The Guardian: Inês Fronteira traça cenário da COVID-19 em Portugal
19 de abril 2020
A professora Inês Fronteira, do IHMT-NOVA, falou com o jornal britânico The Guardian sobre o cenário da COVID-19 em Portugal e sobre plano de ação assumido no país. Leia o artigo na íntegra aqui.
O que a ciência já descobriu sobre a Covid-19. E o que, afinal, estava errado
19 de abril 2020
O virologista do IHMT-NOVA, Celso Cunha foi entrevistado pelo Observador para falar sobre as descobertas mais importantes feitas desde que o novo coronavírus surgiu. Leia aqui.
É tempo de conter a virose social
18 de abril 2020
Numa fase em que se discute a melhor estratégia de aliviar o confinamento social, o Observador publicou um artigo que conta com a opinião da professora de epidemiologia e saúde pública do IHMT-NOVA, Inês Fronteira, que afirma ser tempo de “discutir as medidas que nos permitirão mitigar esta virose social para que não tenhamos que colocar o país numa cama de cuidados intensivos”. Saiba mais aqui.
“Número de casos em Portugal não é bom indicador da Covid-19”
18 de abril 2020
Tiago Correia, professor do IHMT–NOVA, em entrevista ao Jornal das 8 da TVI, analisa os novos dados do coronavírus em Portugal. Assista aqui.
“É necessário cautela com os bons resultados, uma vez que não correspondem a um estudo controlado”
17 de abril 2020
Na entrevista concedida e publicada pela TVI24, o virologista do IHMT-NOVA, Celso Cunha, fala sobre o Remdesivir e explica qual a eficácia que este medicamento promissor pode vir a ter no tratamento da Covid-19. Assista aqui aos comentários do especialista.
“Portugal merece alguns dos créditos que lhe têm sido dados”
17 de abril 2020
No programa Antena Aberta da Antena 1, o professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA Tiago Correia faz a leitura dos números de Covid-19 em Portugal. Escute aqui a entrevista publicada pela RTP1.
Coronavirus breakthrough: Why Portugal has the lowest pandemic mortality in Europe
16 de abril 2020
No artigo publicado pelo Express UK, a professora do IHMT-NOVA, Inês Fronteira, menciona alguns factores que contribuiram para a menor taxa de mortalidade por Covid-19 em Portugal. Leia aqui as declarações da especialista.
Com sabão ou com calor, mas sem lixívia. Como desinfetar as máscaras reutilizáveis
16 de abril 2020
É o título da peça publicada pelo Observador na qual o infeciologista no IHMT-NOVA Jaime Nina ajuda a explicar como lavar e conservar as máscaras de tecido para serem reutilizáveis. Saiba mais aqui.
Covid-19. Portugal tem taxa de letalidade de 3,3%. A média europeia é de 8,6%
16 de abril 2020
Comentários ao Diário de Notícias de Jaime Nina, professor no IHMT-NOVA, à taxa de letalidade em Portugal em comparação com a média europeia. Leia aqui.
Epidemia do medo
15 de abril 2020
Filomeno Fortes, diretor do IHMT-NOVA, revelou em entrevista à Forbes Portugal que os impactos económicos de uma pandemia como a Covid-19 são inevitáveis, mas as altas taxas de mortalidade não. Leia o resumo aqui.
Cerca de 900 pessoas vivem com a doença de Chagas em Portugal, e a maioria não sabe
14 de abril 2020
A revista VitalHealth da News Farma, publicou um artigo sobre a prevalência da doença de Chagas em Portugal que conta com declarações de Jorge Seixas, infeciologista e diretor da Unidade de Clínica Tropical do IHMT-NOVA. Leia aqui os comentários do especialista.
Chagas, a doença que afeta perto de mil portugueses
14 de abril 2020
No Dia Mundial da Doença de Chagas, o diretor da Unidade de Clínica Tropical, do IHMT-NOVA, Jorge Seixas explicou o que é, como se transmite e como se trata esta doença. Sabia mais aqui, no artigo publicado pela TSF.
Portugal tornou-se a exceção do coronavírus na Europa
14 de abril 2020
Inês Fronteira, professora do IHMT–NOVA, fala a um jornal internacional de como Portugal se tornou a exceção do coronavírus da Europa. Leia a entrevista no POLITICO (artigo em inglês).
O que se sabe sobre o novo coronavírus?
14 de abril de 2020
Na entrevista publicada pela RDP África, o infeciologista do IHMT-NOVA Luís Varandas fala sobre o que se sabe e o que falta saber sobre o novo coronavírus. Oiça aqui a entrevista na íntegra.
Covid-19: “Portugal é um país de risco face à letalidade desta doença”
13 de abril de 2020
Numa entrevista concedida à TVI24, o professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA Tiago Correia explica os fatores que levam à maior incidência de Covid-19 na região norte de Portugal. Assista aqui à entrevista publicada pela TVI25.
Covid-19. Fármaco contra sarna e piolhos matou o vírus
12 de abril de 2020
Notícias recentes afirmam que cientistas descobriram, em laboratório, que um antiparasitário tem capacidade de eliminar o novo coronavírus. Kamal Mansinho diz, contudo, que “é preciso manter o espírito crítico” e aguardar por mais estudos. Leia aqui os comentários do infeciologista do IHMT-NOVA, no artigo exclusivo publicado pelo Expresso.
Como Portugal mantém o coronavírus mais controlado que países europeus mais ricos
12 de abril de 2020
Na opinião de vários especialistas, a implementação oportuna de precauções sanitárias e planos de contingência e a união política contribuíram para o melhor controlo da pandemia. Leia aqui a opinião da epidemiologista do IHMT-NOVA Inês Fronteira, no artigo publicado pelo El País.
“O objetivo era tentar evitar que as pessoas morressem num período muito curto de tempo e isso foi conseguido”, diz Kamal Mansinho
11 de abril de 2020
No evento que assinalou os dez anos da ViiV Healthcare, o infeciologista e professor do IMHT-NOVA comentou a evolução da epidemia por VIH, evolução do tratamento dos doentes afetados e os quais são os próximos desafios, afirmando que “Portugal está a par dos países industrializados”.
Assista aqui à entrevista publicada pelo Expresso.
Fase de planalto: “Temos de ter cautela com a leitura dos números”
11 de abril de 2020
Este é o alerta dado pelo professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, Tiago Correia, que sublinha ser necessário mais tempo para se afirmar que Portugal já está na fase de planalto.
Assista aqui à entrevista publicada pela TVI24.
As contagion slows, prudent Portugal won’t ease lockdown
9 de abril de 2020
Este é o título do artigo publicado pela Reuters, onde constam declarações da professora do IHMT-NOVA Inês Fronteira, sobre o timing da implementação das estratégias de combate à disseminação da COVID-19.
Leia aqui os comentários da especialista em Saúde Pública.
O pico já passou? Portugal estabilizou a curva e até pode já estar em planalto, mas a confirmação só chegará nos próximos dias
9 de abril de 2020
A professora de Saúde Pública e Epidemiologia do IHMT-NOVA, Inês Fronteira, faz a análise do crescimento do surto pandémico causado pela Covid-19 em Portugal, no artigo publicado pelo Observador.
Leia aqui os comentários da especialista.
O país de bengala é um maior desafio para a proteção social do que para a saúde
7 de abril de 2020
No artigo publicado pelo Diário de Notícias, Tiago Correia explica o porquê de Portugal ter uma esperança média de vida superior à da Europa (embora não superior em qualidade de vida) e os desafios que isso representa para os sistemas de Saúde e Social.
Leia aqui a opinião do professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA.
Coronavírus: Portugal pode chegar aos 4 mil mortos
7 de abril de 2020
No artigo publicado pela revista Sábado, Jaime Nina comenta o possível cenário pandémico traçado para Portugal.
Leia aqui a opinião do especialista do IHMT-NOVA.
Coronavírus: Será que o melhor é dispensar a empregada doméstica?
7 de abril de 2020
A Revista Sábado reuniu a opinião de vários especialistas sobre a possibilidade de as famílias em isolamento poderem continuar a contar com os serviços de uma empregada doméstica.
Leia aqui os comentários do infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina. O infeciologista diz que saber se se deve ou não manter uma empregada doméstica a trabalhar em casa durante a pandemia do novo coronavírus “é uma pergunta complicada”. E porquê? Porque ainda não há certezas absolutas sobre se quem não tem sintomas pode ou não contagiar outras pessoas ao ser portador da doença.
Ainda não é a cura, mas é uma esperança. O medicamento que eliminou o novo coronavírus nos testes
6 de abril de 2020
A Ivermectina, um medicamento antiparasitário, demonstrou resultados positivos na eliminação do novo coronavírus em culturas celulares. No artigo publicado pela TSF, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha explica como funciona este medicamento.
Saiba mais aqui.
Máscaras: para quem? Como reutilizar? Como fazer uma?
6 de abril de 2020
O Diário de Notícias publicou um artigo dedicado à utilização de máscaras, que conta com a opinião do infeciologista Jaime Nina e de conteúdos publicados no documento redigido pela Comissão de Saúde Ocupacional, Biossegurança e Qualidade do IHMT.
Leia aqui a opinião dos especialistas do IHMT-NOVA.
“Espero que aprendamos estas lições. Outras virão”
6 de abril de 2020
O virologista do IHMT-NOVA Ricardo Parreira fala no programa Convidado Extra, da rádio Observador, do estado atual da pandemia, dos avanços e recuos, cá e no mundo, dos tratamentos, máscaras, lições, dos mitos e do futuro: que outras pandemias aí vêm? Oiça aqui.
“É precipitado tirar qualquer conclusão desta tendência”
6 de abril de 2020
Tiago Correia, professor de Saúde Internacional do IHMT-NOVA, foi convidado pelo Jornal das 8 da TVI para falar sobre a atual situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal. Os sinais são “positivos”, contudo devem ser analisados com “muita cautela”.
Assista aqui à entrevista publicada pela TVI.
Plasma terapêutico “dificilmente” será “tratamento universal” para a Covid-19
5 de abril de 2020
No artigo publicado pela TSF, Celso Cunha explica que o plasma terapêutico “é uma abordagem viável, mas não em larga escala”.
Leia aqui os comentários do virologista do IHMT-NOVA sobre este assunto.
“Pirataria”, “caça ao tesouro”. EUA usam métodos do velho oeste para conseguir máscaras
4 de abril de 2020
“Portugal está atento à tendência” no que diz respeito à utilização de máscaras. Neste artigo publicado pelo Diário de Notícias, Jaime Nina fala sobre as máscaras improvisadas como medida alternativa de proteção individual.
Leia aqui os comentários do infeciologista do IHMT-NOVA.
Portugal vai ter testes de imunidade. O que são e como podem ajudar a economia?
4 de abril de 2020
De acordo com o infeciologista do IHMT-NOVA, Jaime Nina, a realização de testes de imunidade é a forma mais segura de salvar o país da paragem total.
Leia aqui a opinião do especialista no artigo publicado pelo Diário de Notícias.
Uso de máscaras. Os conselhos do infeciologista Jaime Nina
3 de abril de 2020
Assista aqui aos comentários do infeciologista do IHMT-NOVA na entrevista concedida e publicada pela RTP Notícias.
“A epidemia está a ser mais benigna do que em Espanha e Itália”
3 de abril de 2020
O professor do IHMT-NOVA, Celso Cunha, foi o convidado do Gabinete de Crise, um programa da rádio Observador. Há vários esforços para a descoberta de uma vacina mas ainda se conhece muito pouco do vírus. Oiça aqui.
Uso de máscaras
2 de abril de 2o2o
No vídeo publicado pela Ordem dos Farmacêuticos, o infeciologista Kamal Mansinho alerta que “o uso de máscara, nomeadamente por pessoas saudáveis, pode gerar um sentimento de falsa segurança”.
Visualize aqui o vídeo com as declarações do professor do IHMT-NOVA.
209 mortes e 9034 casos de covid-19 em Portugal. 2,7% internados nos cuidados intensivos
2 de abril de 2o2o
Este é o ponto de situação epidemiológica atual da Covid-19 em Portugal. Na notícia publicada pelo Diário de Notícias, o infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina comenta a evolução dos casos em Portugal.
Saiba mais aqui.
O primeiro mês de covid-19 em Portugal. A “simples gripe” que afinal é uma pandemia
2 de abril de 2o2o
Um mês após o primeiro caso confirmado de COVID-19, o Diário de Notícias publicou uma notícia com o ponto de situação da pandemia reunindo a opinião de vários peritos, entre eles o infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina.
Leia aqui os comentários do especialista.
Como fazer uma máscara em casa
2 de abril de 2o2o
O Diário de Notícias publicou um artigo sobre as recomendações para a utilização de máscaras e explica como as pessoas podem, em casa, fazer a sua própria máscara. Cobrindo as vias respiratórias com máscara caseira, escafandro ou cachecol, Jaime Nina afirma que “estamos a diminuir imenso a quantidade de vírus que andam no ar”.
Leia aqui os comentários do infeciologista e professor do IHMT-NOVA.
“Vírus pode ficar até três dias nas luvas”. Mãos lavam-se com mais frequência
2 de abril de 2o2o
Os membros da Comissão de Saúde Ocupacional, Biossegurança e Qualidade (CoSOBQ) do IHMT-NOVA elaboraram um documento que explica tudo o que deve saber sobre a utilização de luvas. Como explicou a responsável por este documento, Cláudia Conceição, “usar luvas de forma incorreta pode ter um efeito tão indesejável como o de não as usar”.
Saiba mais aqui, na notícia publicada pela TSF
Coronavírus: “A vacina está mais atrasada do que o que se pensava”
2 de abril de 2o2o
Nesta notícia publicada pela Revista Sábado, Jaime Nina explica as dificuldades sentidas pela comunidade científica no desenvolvimento de uma vacina espefícia para a Covid-19, “principalmente porque não há um bom modelo animal”.
Leia aqui os comentários do infecciologista e professor do IHMT-NOVA.
Máscaras, sim ou não? Atenção à fraude
1 de abril de 2o2o
Nesta edição do programa da TSF Perguntas com Resposta, Cláudia Conceição e Celso Cunha alertam para as principais questões levantadas pela utilização generalizada de máscaras, uma medida que está ainda em estudo pela DGS.
Leia e oiça aqui os comentários dos especialistas do IHMT-NOVA, na notícia publicada pela TSF.
Médicos dizem que sistema que regista casos de Covid-19 tem muitas falhas. “É um pesadelo burocrático.”
1 de abril de 2o2o
O Observador publicou uma notícia que revela as dificuldades com que os clínicos se deparam no registo de casos de Covid-19, onde constam declarações do infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina.
Saiba mais aqui.
COVID-19 – Que vírus é este que está em todo o lado?
1 de abril de 2o2o
O virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha foi convidado no Programa da Cristina, onde falou sobre o novo coronavírus.
Assista aqui à entrevista publicada pela SIC.
Novos casos e mortes. Portugal está entre os países com a curva mais achatada, mas doença avança rapidamente
1 de abril de 2o2o
Numa entrevista concedida à Rádio Observador, a epidemiologista do IHMT-NOVA Inês Fronteira explica como evoluem os vários indicadores relacionados com a Covid-19.
Leia aqui o artigo publicado pelo Observador.
CPLP: IHMT cria Centro de Informação COVID-19 para conteúdos em português
31 de março de 2020
O IHMT-NOVA criou uma plataforma de informação que compreende quatro grupos temáticos nas áreas clínica, epidemiologia, virologia e bio-segurança, para recolher material científico relacionado com a pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2.
Saiba mais aqui.
Nem mexer na fruta, nem tocar nas embalagens todas. Os cuidados nas compras
31 de março de 2020
Nesta edição do programa da TSF Perguntas com Resposta, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha faz várias recomendações de minimização de risco de contágio na realização de compras de produtos alimentares em supermercados.
Aqui tem a oportunidade de ler as principais mensagens do especialista e ouvir a entrevista na íntegra.
Um dia de cada vez, com a médica Cláudia Conceição
30 de março de 2020
Cláudia Conceição, médica e professora do IHMT-NOVA, é a primeira convidada do novo programa da TSF “Um Dia de Cada Vez!”, onde se fala sobre as mudanças que a Covid-19 trouxe ao dia-a-dia de cada um de nós. Oiça aqui.
Chuva vai influenciar a permanência do vírus no ar
30 de março de 2020
Depois dos primeiros dias de primavera com sol, a chuva regressou e pode ter influência na forma como o novo coronavírus permanece no ar, explicou no Programa Perguntas com Resposta da rádio TSF, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha. Consulte a notícia aqui.
O vírus muda e torna-se mais perigoso? Quantas estirpes existem do novo coronavírus
27 de março 2020
Na notícia publicada pela TSF, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha responde a estas e a outras questões relacionadas com a virulência do novo coronavírus.
Leia aqui os comentários do especialista.
Fact Check. Novo coronavírus morre em temperaturas acima dos 23 graus?
27 de março 2020
Esta é uma das notícias falsas que tem circulado nas redes sociais. No artigo publicado pelo Observador, Ricardo Parreira esclarece alguns factos sobre as condições ambientais menos favoráveis à prosperidade dos vírus.
Leia aqui os comentários do virologista do IHMT-NOVA.
Imunidade de grupo. Como funciona e porque foi o Reino Unido obrigado a recuar
27 de março 2020
Nesta notícia publicada pela TSF, e que conta com a opinião de vários especialistas, Celso Cunha explica quais são os riscos e os motivos que levaram o Reino Unido a recuar nestas medidas.
Leia aqui os comentários do virologista do IHMT-NOVA.
Criado centro de informação científica em língua portuguesa dedicado à COVID-19
27 de março 2020
O IHMT-NOVA criou o Centro de Informação COVID 360/lHMT/NOVA/CPLP, que tem como objectivo reunir conteúdos científicos em língua portuguesa sobre a atual pandemia.
Leia aqui mais sobre este espaço virtual, na notícia publicada pelo Expresso das Ilhas.
Covid-19: Cloroquina não previne infeção, mas pode diminuir replicação do vírus em doentes
26 de março 2020
O diretor do IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, disse à agência de notícias Lusa que a cloroquina não previne infeções pelo novo coronavírus, mas admitiu que pode ajudar a conter o vírus em doentes com covid-19.
Covid-19: Países lusófonos em África não estão preparados para tratar doentes críticos
26 de março 2020
O IHMT-NOVA, Filomeno Fortes, considerou à agência de notícias Lusa que a situação da covid-19 nos países africanos lusófonos “não é crítica”, mas mostrou-se preocupado com a falta de ventiladores para tratar os doentes mais graves.
Portugal entra na fase “mais crítica” da pandemia
26 de março de 2020
Portugal chega à fase da mitigação 3.2, a “mais crítica”, segundo o secretário de Estado da Saúde. No noticiário da rádio Observador, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha explica o que significa esta nova fase. Oiça aqui o podcast.
“É essencial continuar a vacinar bebés até aos seis meses”
26 de março de 2020
Alerta Luis Varandas, Coordenador da Comissão de vacinas da sociedade portuguesa de pediatria e professor do IHMT-NOVA, no podcast Noticiário publicado pelo Observador.
Oiça aqui o podcast com os comentários do especialista.
Cientistas portugueses juntam-se para aumentar número de testes diários
26 de março de 2020
O IHMT-NOVA é uma das várias instituições científicas portuguesas que se juntaram aos cuidados de saúde na realização de testes de diagnóstico de Covid-19.
Leia aqui como surgiu esta ideia e que outras instituições estão envolvidas, na notícia publicada pelo Público.
É doente oncológico e tem dúvidas sobre o novo coronavírus? Assista a esta sessão de esclarecimento
25 de março de 2020
Celso Cunha, virologista do IHMT-NOVA, participou numa sessão de esclarecimento dedicada a doentes oncológicos, promovida pelo projeto editorial “Tenho Cancro. E depois?” da SIC Notícias.
Assista aqui à sessão publicada pela SIC Notícias.
“Discurso político não é o da verdade. Portugal devia estar a fazer mais testes”, diz fonte da DGS
24 de março de 2020
Neste artigo que aborda vários tópicos em torno da realização de testes de diagnóstico de coronavírus em Portugal, Jaime Nina comenta a sensibilidade destes testes.
Leia aqui os comentários do infeciologista e professor do IHMT-NOVA, na notícia publicada pelo Observador.
“Não congele o dinheiro. Não mata o vírus”
23 de março de 2020
Durante o programa da TSF Perguntas com Resposta, o virologista Celso Cunha alerta para os cuidados a ter após o contacto com dinheiro, de modo a evitar o risco de contágio de coronavírus.
Leia aqui as recomendações do diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA.
Coronavírus. Afinal, devemos ou não usar máscaras?
19 de março de 2020
Perante a incerteza da utilização generalizada de máscaras poder aumentar o risco de contágio, o Observador publicou uma notícia com a opinião de vários especialistas portugueses, entre os quais o infeciologista do IHMT-NOVA, Jaime Nina.
Leia aqui o artigo na íntegra.
“Tocam em tudo e tocam na cara.” Usar luvas pode ser perigoso
19 de março de 2020
Este foi o alerta dado pela médica Cláudia Conceição e pelo virologista Celso Cunha, no programa da TSF Perguntas com Resposta, sublinhando que o uso generalizado e indevido de máscaras e luvas “podem dar uma falsa sensação de segurança”.
Leia e oiça aqui os comentários dos especialistas do IHMT-NOVA, na notícia publicada pela TSF.
Tratamentos e vacinas. As esperanças da ciência para o combate da Covid-19
18 de março de 2020
Nesta notícia publicada pelo Observador, e que conta com os comentários do virologista do IHMT-NOVA, Ricardo Parreira, são abordados os avanços já conseguidos no desenvolvimento de uma vacina específica para o coronavírus.
Leia aqui o artigo.
“Não viajem para locais onde não há vírus.” O conselho dos especialistas
18 de março de 2020
Este foi o apelo feito pelo virologista e professor Celso Cunha e pela médica Cláudia Conceição, ambos especialistas do IHMT-NOVA, em entrevista ao programa da TSF intitulado “Covid-19: Perguntas com Resposta”.
Consulte aqui a notícia publicada pela TSF.
Humanos começam a testar vacina para o Covid-19. O que os cientistas já descobriram
18 de março de 2020
A TSF publicou um artigo sobre as descobertas feitas até ao momento no âmbito de uma nova vacina para a Covid-19, onde constam as declarações do professor Celso Cunha, virologista do IHMT-NOVA.
Visualize aqui o artigo que resultou da entrevista.
Covid-19: leite da mãe contamina o filho? Que álcool deve ser usado para desinfetar?
17 de março de 2020
Em entrevista à TSF, os especialistas do IHMT-NOVA Celso Cunha e Cláudia Conceição partilharam os conhecimentos sobre a via de transmissão da Covid-19 entre mãe-bebé, assim como os melhores métodos de desinfeção a utilizar.
Leia aqui as declarações dos especialistas no artigo publicado pela TSF.
Desinfetar compras? Dar banho ao cão? Estas são as respostas dos especialistas
16 de março de 2020
A médica Cláudia Conceição e o virologista Celso Cunha, responderam a estas e outras questões num artigo publicado pela TSF.
Encontre aqui as declarações dos especialistas do IHMT-NOVA.
O que deve mesmo fazer sobre viagens, quarentena e máscaras? 3 indicações contraditórias, 3 respostas concretas
14 de março de 2020
O Observador publicou uma notícia sobre o que fazer sobre viagens, quarentena e utilização de máscara, que conta com a participação de Jaime Nina, médico infeciologista no Hospital Egas Moniz e professor no IHMT-NOVA.
Leia aqui as declarações do especialista.
Suster a respiração por mais de 10 segundos serve de teste de deteção do coronavírus?
14 de março de 2020
O Polígrafo publicou uma notícia em que desmistifica a suspensão da respiração como teste de deteção de coronavírus, a qual contou com declarações do professor do IHMT-NOVA, Kamal Mansinho.
Pode visualizar o artigo aqui.
Coronavírus. Devíamos estar a testar mais pessoas em Portugal? Não há certezas
14 de março de 2020
Jaime Nina, infeciologista e professor no IHMT-NOVA, esclareceu a questão levantada por muitos: “Devíamos estar a testar mais pessoas em Portugal?”
Leia aqui o artigo publicado pelo Observador.
“Não há angolanos entre as vítimas do coronavírus na Itália”
13 de março de 2020
O Jornal de Angola publicou uma reportagem sobre o número de vítimas do coronavírus em Itália. Este artigo contou com a participação do diretor do IHMT-NOVA, professor Filomeno Fortes, que explica quem são as pessoas que correm maior risco de contágio por este vírus.
Leia aqui as declarações do especialista em Saúde Pública, Doenças Tropicais e Controlo da Malária.
Covid-19. Não está em causa a nossa sobrevivência, diz Celso Cunha
13 de março de 2020
Celso Cunha, virologista e diretor da Unidade de Microbiologia Clínica do IHMT-NOVA, abordou o conjunto de medidas tomadas pelo Governo português para controlar a infeção pelo novo coronavírus, Covid-19, no Podcast Explicador.
Escute aqui as declarações publicadas pela Rádio Observador.
9h. “PM usou expressão um pouco infeliz”
13 de março de 2020
No Noticiário 9h do Podcast Explicador, o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha comentou as declarações feitas pelo primeiro-ministro António Costa, sobre as medidas implementadas para controlar a infeção pelo novo coronavírus.
Pode encontrar aqui a notícia em áudio publicada pela Rádio Observador.
Coronavírus: Virologista considera medidas de prevenção suficientes em Portugal
13 de março de 2020
A SIC Notícias publicou a entrevista com o virologista do IHMT-NOVA Celso Cunha, na qual o especialista comentou a adequação das medidas preventivas da infeção por SARS-CoV-2 ao contexto português.
Assista aqui às declarações.
Covid-19 Consultório: “Ainda não temos uma ideia clara da história natural da doença”
12 de março de 2020
Durante o programa Covid-19 Consultório, Jaime Nina, infeciologista do IHMT-NOVA, respondeu às questões que mais preocupam os portugueses.
Assista aqui às declarações publicadas pela TVI24.
Covid-19: sabe o que é o coronavírus? Infeciologista explica
12 de março de 2020
O infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina explicou, no programa Covid-19 Consultório, o que é o coronavírus, salientando algumas características deste vírus.
Assista aqui às declarações publicadas pela TVI24.
Covid-19 Consultório: “Há um certo nervoso entre médicos na linha da frente”
12 de março de 2020
Jaime Nina, infeciologista do IHMT-NOVA, esteve presente no programa Covid-19 Consultório, onde falou sobre a situação atual da Covid-19 em Portugal.
Assista aqui às declarações publicadas pela TVI24.
Covid-19: saiba como deve transportar um passageiro com sintomas
12 de março de 2020
Com o aumento do número de casos de pessoas infetadas com a Covid-19, Jaime Nina, infeciologista do IHMT-NOVA esclarece como deve ser feito o transporte de doentes infetados, no programa Covid-19 Consultório.
Assista aqui às declarações publicadas pela TVI24.
Covid-19: que perigos existem para quem trabalha com o público?
12 de março de 2020
Esta foi a pergunta lançada a Jaime Nina, infeciologista do IHMT-NOVA, durante o programa Covid-19 Consultório.
Assista aqui à resposta do especialista, na peça publicada pela TVI24.
Covid-19: “As medidas de contenção tomadas nos últimos dias ainda não tiveram impacto”
12 de março de 2020
O infeciologista Jaime Nina foi à TVI24 explicar o impacto das medidas de contenção tomadas em Portugal.
Assista aqui às declarações do especialista do IHMT, publicadas pela TVI24.
Porta-voz do Conselho Nacional de Saúde Pública desvaloriza gravidade do coronavírus
12 de março de 2020
Este é o título de um artigo publicado pelo Observador, onde constam declarações de Jaime Nina, infeciologista e professor do IHMT-NOVA, sobre a capacidade dos hospitais portugueses na assistência aos doentes infectados com Covid-19.
Pode encontrar aqui o artigo em questão.
Praias cheias de gente em tempo de quarentena. “Assim não vamos a lado nenhum”, dizem especialistas
11 de março de 2020
Os especialistas do IHMT-NOVA Ricardo Parreira, professor e virologista, e Cláudia Conceição, médica e professora, explicaram os perigos da quebra da quarentena em cenário de pandemia, num artigo publicado pelo Observador.
Leia aqui as declarações dos especialistas.
“Somos galhos secos à espera que o fogo nos queime”. Seis especialistas respondem sobre se há alarmismo no surto de coronavírus
11 de março de 2020
A médica Cláudia Conceição, o infeciologista Jaime Nina e o médico pediatra Luís Varandas, foram três dos especialistas convidados a responder a esta questão, num artigo publicado pelo Observador.
Leia aqui as opiniões dos especialistas do IHMT-NOVA.
“Podemos caminhar para uma fase em que os hospitais já não tenham capacidade para acolher todos os doentes” de coronavírus
11 de março de 2020
Este foi o comentário de Celso Cunha em entrevista ao Podcast Resposta Pronta. O diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA adverte também para a possibilidade de haver mudanças na assistência aos doentes.
Escute aqui as declarações do especialista, na publicação do Observador.
“Quebrar a cadeia” para travar a epidemia. Vacina só daqui a ano e meio
11 de março de 2020
A TSF publicou um artigo que inclui as declarações do especialista do IHMT-NOVA Celso Cunha, sobre a importância da necessidade de travar a cadeia de transmissão do novo coronavírus.
Aqui, pode ler e escutar a entrevista na íntegra.
Governo decide hoje futuro de dois milhões de alunos (e pais)
11 de março de 2020
Neste artigo, publicado pelo Jornal de Notícias, o infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina explica como o fecho de escolas pode impactar na propagação da infeção por Covid-19.
Leia aqui as declarações do especialista.
“Vírus só começa a contagiar horas antes de haver sintomas”
11 de março de 2020
É o título da publicação da TSF em que o infeciologista Jaime Nina explica quando e como é transmitido o novo coronavírus.
Leia aqui as declarações do especialista do IHMT-NOVA.
Beber água de 15 em 15 minutos diminui o risco de infeção pelo novo coronavírus?
9 de março de 2020
Nesta publicação do Polígrafo, o virologista Kamal Mansinho responde a esta notícia falsa que tem circulado nas redes sociais.
Escute e leia aqui a explicação do especialista do IHMT-NOVA.
Covid-19 circula mais devagar do que a gripe mas é mais perigoso. Saiba porquê
8 de março de 2020
Na notícia publicada pelo Jornal de Notícias são discutidas as semelhanças e as diferenças entre a gripe e a Covid-19, num artigo que conta com as declarações do infeciologista e professor do IHMT-NOVA Jaime Nina.
Saiba mais aqui.
Turismo, têxtil, vinho: o coronavírus é mau para quase todos os negócios (talvez a carne seja excepção)
7 de março de 2020
Nesta notícia publicada pelo Observador, o virologista Ricardo Parreira e o infeciologista Jaime Nina comentam sobre a possibilidade de os impactos expectáveis do novo coronavírus na economia abrandarem no verão.
Leia aqui os comentários dos especialistas do IHMT-NOVA.
“Se houver centenas de casos é provável que se opte por internar só os mais graves”
7 de março de 2020
Numa fase em que começa a aumentar o número de doentes infetados pela Covid-19 em Portugal, o diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA, Celso Cunha, foi à TVI comentar o ponto de situação atual e a assistência médica aos doentes afetados.
Assista aqui à entrevista publicada pela TVI24.
Covid-19. Itália teve mais mortos que a China nas últimas 24 horas
5 de março de 2020
A infecão pela Covid-19 continua a escalar em Itália. Em entrevista ao Diário de Notícias, o infeciologista e professor do IHMT-NOVA Jaime Nina explicou a situação epidemiológica desse país.
Leia aqui as declarações do especialista, no artigo publicado pelo Diário de Notícias.
Cientistas chineses identificam estrutura de proteína que transporta o coronavírus
5 de março de 2020
O professor do IHMT-NOVA Celso Cunha comenta os resultados do estudo publicado na revista científica Science.
Leia aqui as declarações do especialista no artigo publicado pela Rádio Renascença.
Nepal, Sri Lanka, Rússia e Bélgica conseguiram conter a covid-19. Portugal tem dois casos
3 de março de 2020
O Diário de Notícias publicou uma notícia que aborda a situação epidemiológica da infeção pela Covid-19 e a evolução nos vários países afetados, num artigo que inclui declarações do infeciologista e professor do IHMT-NOVA Jaime Nina.
Leia aqui a notícia.
“Uma pessoa só pode ser infetante horas antes de ter sintomas”
2 de março de 2020
Na entrevista que concedeu ao Jornal de Notícias, Jaime Nina, infeciologista e professor do IHMT-NOVA, explicou algumas das especificidades do novo coronavírus, o agente etiológico da Covid-19.
Leia aqui a entrevista publicada pelo Jornal de Notícias.
“Vírus só começa a contagiar horas antes de haver sintomas”
2 de março de 2020
Portugal conta já com dois casos positivos da infeção Covid-19. Em declarações à TSF, o infeciologista e professor do IHMT-NOVA Jaime Nina explicou o modo de transmissão do novo coronavírus.
Leia aqui as declarações do especialista no artigo publicado pela TSF.
Luís Sepúlveda infetou alguém na Póvoa? ‘pouco provável’, diz especialista
2 de março de 2020
A Rádio Onda Viva publicou uma notícia sobre as medidas preventivas aplicadas aos funcionários e colaboradores que contactaram com o Luís Sepúlveda, o escritor a quem foi confirmada infeção Covid-19 depois de estar em Portugal. Jaime Nina comentou sobre a possibilidade de transmissão da doença em Portugal.
Escute e leia aqui as declarações do especialista do IHMT-NOVA.
Uma sidra, com o mar no bolso
2 de março de 2020
No programa radiofónico Sinais, Fernando Alves citou o infeciologista e professor do IHMT-NOVA Jaime Nina acerca das declarações sobre a possibilidade de Luís Sepúlveda ter transmitido a infeção pelo novo coronavírus aquando da sua passagem por Portugal.
Escute e leia aqui os comentários, publicados pela TSF.
“Se eu acidentalmente tocar numa superfície contaminada e levar a mão ao rosto, transporto o vírus”
2 de março de 2020
Nesta entrevista publicada pela SIC Notícias, pode assistir às explicações sobre o novo coronavírus, na voz do virologista do IHMT-NOVA Kamal Mansinho.
Escute aqui as declarações.
“Estamos perante um vírus novo e ainda não conhecemos bem a sua dinâmica de transmissão”
2 de março de 2020
Na entrevista publicada pela TVI24, o virologista e professor do IHMT-NOVA Celso Cunha comentou as medidas aplicadas às pessoas que contactaram com Luíz Sepulveda.
Assista aqui às declarações.
Como combater uma epidemia de desinformação? OMS tenta controlar efeitos colaterais do coronavírus
1 de março de 2020
O Público publicou uma notícia sobre as estratégias implementadas para combater a avalanche de desinformação sobre o novo coronavírus. Esta publicação conta com declarações de Jaime Nina, infeciologista e professor do IHMT-NOVA.
Pode consultar aqui o artigo.
Coronavírus: “É um vírus que tem uma capacidade de propagação muito elevada”
1 de março de 2020
Em entrevista à TVI24, o infeciologista e professor do IHMT-NOVA Kamal Mansinho abordou as características do novo coronavírus e da sua contenção.
Assista aqui à entrevista em vídeo publicada pela TVI24.
Chegada da primavera pode (mas sem certezas) atenuar surto de coronavírus
26 de fevereiro de 2020
O virologista e professor Ricardo Parreira e o infeciologista Jaime Nina concederam uma entrevista onde explicaram que os coronavírus tendem a ser sensíveis a temperaturas altas e níveis baixos de humidade. Por isso, a chegada da primavera e do verão podem atenuar surto.
Aceda aqui às declarações dos especialistas do IHMT-NOVA, no artigo publicado pelo Observador.
A OMS considerou, a 4 de fevereiro, que a epidemia do novo coronavírus que surgiu na China não é ainda uma pandemia
14 fevereiro de 2020
O professor do IHMT-NOVA Jaime Nina foi um dos convidados do programa Corpo Clínico para analisar a nova ameaça global – o coronavírus.
Assista aqui às declarações do especialista na entrevista publicada pela TV Saúde +.
2019-nCoV é o nome dado a um novo coronavírus que causa doença respiratória potencialmente grave, como a pneumonia
14 fevereiro de 2020
Nesta edição do programa Corpo Clínico, da TV Saúde +, o professor do IHMT-NOVA Jaime Nina foi um dos especialistas convidados a esclarecer o que é, como se transmite, qual o período de incubação e quais são os principais sintomas da infeção pelo novo coronavírus.
Assista aqui às declarações do especialista, na entrevista publicada pela TV Saúde +.
Jaime Nina: “[Na China] tem havido um bloqueio à divulgação de dados”
13 de fevereiro de 2020
Neste artigo, o infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina menciona a discrepância na taxa de letalidade do Covid-19 entre o interior da China e o resto do mundo.
Leia aqui o artigo publicado pelo Ponto Final, jornal de Macau.
Coronavírus: «Se calhar há mais casos do que pensamos»
13 de fevereiro de 2020
O infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina esteve presente no programa de televisão “Você na TV”, onde falou sobre o Coronavírus: qual o pior cenário possível caso se propague de forma drástica pela Europa, os sintomas e onde surgiu.
Assista aqui à entrevista publicada pela TVI.
Contenção do coronavírus. “A batalha será ganha ou perdida na China”
11 de fevereiro de 2020
Atendendo ao elevado número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus na China, o infeciologista Jaime Nina afirma que ou o país asiático elimina o vírus ou “é possível que haja uma pandemia mundial”.
Encontre aqui as declarações do especialista do IHMT-NOVA, no artigo publicado pelo Diário de Notícias.
Período de incubação do coronavírus pode ser superior a 14 dias
11 de fevereiro de 2020
Nesta notícia, o infeciologista do IHMT-NOVA Kamal Mansinho diz ser importante não retirar conclusões precipitadas e manter as estratégias de contenção do vírus.
Assista aqui à entrevista publicada pela SIC Notícias.
Comunidade científica terá de validar novo período de incubação do coronavírus
11 de fevereiro de 2020
Os infeciologistas Jaime Nina e Kamal Mansinho, ambos especialistas do IHMT-NOVA, falam sobre os novos dados relativos ao período de incubação do coronavírus.
Assista aqui à entrevista publicada pela SIC Notícias.
Jaime Nina, no noticiário das 16h TVI24: “99 por cento dos casos com um período de incubação entre os 3 e os 11 dias”
11 de fevereiro de 2020
O infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina, participou no noticiário da TVI24, onde fez declarações sobre o novo coronavírus.
Assista aqui à entrevista publicada pela TVI24.
“Risco para a Madeira é menor, mas não nulo”
6 de fevereiro de 2020
Foi a afirmação proferida pelo infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina, a propósito do diagnóstico e propagação do coronavírus.
Aceda aqui à notícia publicada pelo Diário de Notícias da Madeira.
Alemão contraiu coronavírus dentro do próprio país
5 de fevereiro de 2020
O jornal brasileiro Hoje em Dia publicou uma notícia sobre a deteção de um caso de coronavírus que terá tido transmissão na Alemanha. Esta notícia conta com as declarações do infeciologista Jaime Nina.
Leia aqui as declarações do especialista do IHMT-NOVA.
Vacina contra coronavírus dificilmente estará disponível este ano
5 de fevereiro de 2020
O Executive Digest publicou uma notícia sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. Este artigo conta com declarações de Jaime Nina, infeciologista do IHMT-NOVA.
Leia aqui o artigo.
Reação à crise viral chegou tarde
5 de fevereiro de 2020
A notícia, publicada pelo Jornal de Angola, reuniu a opinião de vários especialistas para explicar o porquê da terceira emergência de um vírus com origem asiática no espaço de um século.
Leia aqui o artigo que conta com as declarações do infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina.
Vacina contra o vírus de Wuhan dificilmente estará disponível ainda neste ano
5 de fevereiro de 2020
O Diário de Notícias publicou uma notícia sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus, que conta com declarações do infecciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina.
Leia aqui o artigo.
Os animais de estimação ajudam a espalhar o novo vírus?
5 de fevereiro de 2020
Kamal Mansinho, infecciologista do IHMT-NOVA, respondeu a esta e outras questões relacionadas com o coronavírus no programa A Tarde é Sua.
Assista aqui à entrevista publicada pela TVI.
“Um vírus não passa de um pouco de material genético envolto por um involucro que o protege das agressões externas”
31 de janeiro de 2020
O professor e director da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA Celso Cunha, foi um dos convidados do programa Sociedade Civil para partilhar os seus conhecimentos e saberes sobre os vírus e, em particular, o novo coronavírus.
Assista aqui à entrevista publicada pela RTP.
Virologista explica coronavírus. Afinal de que falamos quando falamos de vírus?
30 de janeiro de 2020
Neste artigo publicado pelo Expresso, o diretor da Unidade de Microbiologia Média do IHMT-NOVA Celso Cunha explica de que falamos quando falamos de vírus.
Leia aqui as declarações do especialista.
“Coronavírus menos grave do que se pensa, mas de rápida propagação”, diz infeciologista português
28 de janeiro de 2020
O infeciologista do IHMT-NOVA Jaime Nina faz uma avaliação sobre a situação atual do coronavírus.
Assista e leia aqui as principais mensagens, na entrevista publicada pela Antena 1.
Celso Cunha na Revista SÁBADO: “À espera do vírus”
Publicado a 28 de janeiro de 2020
A Revista Sábado publicou um artigo que conta com declarações do diretor da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA Celso Cunha.
Leia aqui o artigo: Parte I; Parte II; Parte III; Parte IV
Como combater o novo coronavírus
27 de janeiro de 2020
O infecciologista do IHMT.NOVA Jaime Nina faz a análise do novo vírus respiratório que já fez centenas de infectados e dezenas de mortos, numa entrevista ao Podcast Explicador
Escute aqui a entrevista publicada pelo Observador.
Celso Cunha e um alerta sobre o coronavírus: As doenças longínquas chegam cá, como as nossas chegam a outros sítios
23 de janeiro de 2020
Na entrevista publicada pelo Expresso, Celso Cunha afirma que em Portugal o risco do novo coronavírus é considerado baixo. Contudo lembra situações em que outros vírus provocaram mortalidade em massa no mundo.
Leia aqui as declarações do professor e director da Unidade de Microbiologia Médica do IHMT-NOVA.
Infeciologista explica o que se sabe até agora sobre o coronavírus
22 de janeiro de 2020
Numa entrevista à SIC Notícias, o médico e professor do IHMT-NOVA Jaime Nina fala sobre o que se conhece até ao momento sobre o novo coronavírus.
Assista aqui à entrevista em vídeo publicada pela SIC Notícias.
Vírus chinês pode sofrer mutações. “Vai ser mais perigoso e difícil de combater”
22 de janeiro de 2020
Na notícia publicada pela TSF, Jaime Nina explica que o tratamento do vírus será mais complexo se este vier a sofrer mutações.
Escute e leia aqui as declarações do infeciologista do IHMT-NOVA.
Coronavírus. Especialista explica precauções a tomar
22 de janeiro de 2020
Em entrevista à televisão, o professor Celso Cunha, do IHMT-NOVA, explicou as precauções a tomar face a nova infeção por coronavírus.
Assista aqui aos comentários, na entrevista publicada pela RTP3.
Coronavírus. Número de casos mortais sobe para 17
22 de janeiro de 2020
A RTP3 publicou uma notícia sobre o coronavírus e o balanço da sua progressão. O artigo conta com as declarações do diretor da Unidade de Microbiologia Clínica do IHMT-NOVA Celso Cunha.
Aqui tem a oportunidade de ler as declarações do especialista e assistir à entrevista na íntegra.
Número de mortes por coronavírus quase duplicou: já são 17. OMS ainda não decidiu se é emergência global
22 de janeiro de 2020
O Observador publicou uma notícia que aborda o aumento do número de casos de infetados pelo coronavírus e as medidas adotadas pela OMS para conter a sua propagação. Esta notícia inclui declarações de Jaime Nina, que explica o que é o coronavírus.
Leia aqui o artigo com as declarações do infeciologista do IHMT-NOVA.