O Programa de Doutoramento (3º ciclo) em Doenças Tropicais e Saúde Global (TropGlob) é um programa internacional, em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, com uma estrutura de ensino e de investigação inovadora e multidisciplinar.
Combina abordagens integradas que incluem investigação básica, translacional e implementacional nas áreas de Microbiologia e Parasitologia Médica, Saúde Pública global, desenvolvimento e avaliação em saúde.
Através de estratégias de formação e de uma estrutura flexível com cursos básicos, módulos opcionais e rotações temáticas dentro das instituições que colaboram com o programa, capacitará os alunos para o reforço da sua competitividade internacional. Os alunos entrarão no programa através do IHMT ou da Fiocruz, sendo a mobilidade uma das características importante do TropGlob.
Objetivos
O programa visa formar doutorandos motivados e que, no futuro, possam ter o reconhecimento internacional pelo seu papel de investigação no espaço internacional e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), contribuindo para melhorar a saúde dos indivíduos e comunidades, num mundo global e em constante mudança.
Os doutorados em Doenças Tropicais e Saúde Global deverão:
- Ter competências e capacidades em investigação avançada na sua área de especialização, tendo uma visão abrangente em doenças tropicais e saúde global;
- Demonstrar um conhecimento sólido de teorias e métodos para abordar a prevenção, o diagnóstico e o controlo de doenças tropicais;
- Utilizar criticamente técnicas e ferramentas para abordar as questões de investigação biomédica e os desafios da saúde global, particularmente em países de baixa e média renda;
- Aplicar uma abordagem multidisciplinar aos problemas de saúde;
- Delinear e conduzir projetos de investigação originais e competitivos, caracterizados pelo rigor conceitual e metodológico e respeitando os princípios éticos;
- Comunicar os resultados da investigação com públicos diversos, desde cientistas e decisores políticos às comunidades locais.
Destinatários
› Graduados nacionais e estrangeiros na área das ciências da vida com interesse numa carreira de sucesso ligada à investigação científica em medicina tropical e saúde global.
› Profissionais altamente motivados, com demonstrada capacidade intelectual, pensamento crítico e potencial de investigação na área cientifica do programa.
Idioma de Ensino
› Português. Algumas aulas/palestras poderão ser em inglês. Material didático misto (português e inglês).
A avaliação e acompanhamento tutorial poderá ser em inglês.
Necessário: Conhecimentos de inglês para leitura e compreensão da bibliografia.
Principais benefícios
› Consolida as competências nas diferentes componentes das Doenças Tropicais e Saúde Global;
› A multidisciplinaridade e internacionalização do programa globalmente e no espaço da CPLP em particular;
› Flexibilidade do programa, que inclui módulos obrigatórios e opcionais, rotações temáticas entre instituições participantes (IHMT, Fiocruz) e outras julgadas apropriadas para o plano de estudo do doutorando;
› A mobilidade de estudantes e investigadores, potenciando o trabalho em rede com estudantes e profissionais da comunidade científica nacional e internacional, designadamente a nível europeu e da CPLP;
› Qualidade e padrões internacionais, que serão monitorizados por um Comité Externo.
Mensagem do Coordenador
O Programa Doutoral em Doenças Tropicais e Saúde Global em colaboração com a Fiocruz, Brasil, tem como objeto de estudo os problemas globais de saúde e em particular dos países da CPLP. Este foco geopolítico não pretende limitar a abrangência científica dos seus doutorandos, mas servir como uma mais-valia no reconhecimento pela comunidade científica internacional. As doenças tropicais, no programa, enfatizam não só a a excelência da investigação desenvolvida nas instituições envolvidas, mas a necessidade de enfatizar os países de média e baixa renda na saúde global, muitas vezes direcionada para os problemas e interesses dos países de alta renda.
Abordagem inovadoras, integradas e multidisciplinares que incluem investigação básica, translacional e implementacional estão inseridas na estratégia de Investigação do IHMT, assim como do seu Centro de I&D recentemente classificado como excelente na avaliação internacional promovida pela FCT.
Para atingir os objetivos do programa serão usadas diferentes estratégias de formação e uma estrutura flexível com cursos básicos, módulos opcionais e rotações temáticas dentro das instituições envolvidas. Uma componente fundamental do programa é a mobilidade e a investigação colaborativa entre as instituições envolvidas, assim como a extensa rede de instituições com quem colaboram regularmente em todo o mundo. Queremos potenciar a participação em projetos de tese colaborativos entre o IHMT e Fiocruz, a realização de trabalhos de campo em países de baixa e média renda e o contacto direto com as populações e sistemas de saúde locais.
O programa pretende formar os melhores e mais aptos cientistas e profissionais na área da medicina tropical e saúde global, que sejam capazes de liderar e influenciar a solução de problemas globais de saúde, intervindo local, regional e globalmente, contribuindo para uma melhor saúde de todos os indivíduos.
Henrique Silveira
Professor Catedrático
Coordenador do Programa Doutoral em Doenças Tropicais e Saúde Global
Acesso ao Portal de Candidaturas
Coordenador
Docentes
Cláudia Conceição
Celso Cunha
Fátima Nogueira
Isabel Amaral (FCT, UNL)
Isabel Couto
João Piedade
João Pinto
Jorge Beirão Seixas
Jorge Cabral
Jorge Simões
Luís Sambo
Luzia Gonçalves
Maria do Rosário O. Martins
Miguel Viveiros
Paulo Almeida
Thierry Mertens
Comissão Científica
Henrique Silveira
Celso Cunha
Fátima Nogueira
Luzia Gonçalves
Duração
8 semestres
Total de Créditos
240 ECTS
Calendário
Ano Letivo 2024/25
Início do ano letivo: a partir de 1 outubro de 2024
Ano Letivo 2023/24
Início do ano letivo: a partir de 2 outubro de 2023
Horário das aulas
2ª a 6.ª Feiras, das 9h00 às 13h00
Destinatários
› Candidatos com o grau de Mestre ou equivalente em áreas das Ciências da Vida ou afins e Ciências Sociais, com uma classificação final mínima de 14 valores.
› Licenciados na área científica de Ciências da Vida ou afins e Ciências Sociais ou equivalente legal, com uma classificação final mínima de 14 valores e um currículo escolar ou científico especialmente relevante, reconhecido pelos conselhos científicos do IHMT como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Editais de Candidatura 2024/25
3ª Fase
1º e 2ª Fases
Condições de Seleção
Avaliação curricular
Eventual Entrevista como critério complementar
Documentos Necessários à Candidatura
- Boletim de Candidatura preenchido online
- 1 Fotografia
- Certificado de Habilitações
- Carta de Motivação dirigida ao Coordenador do Curso
- Curriculum vitae (máximo 5 páginas)
- Contato de duas Referências (nome, posição, filiação, email e telefone)
- Cartas de recomendação (opcional)
Candidaturas
Ano Letivo 2024/2025
N.º de vagas: 10 (+5 Fiocruz)
A abertura do curso está condicionada ao preenchimento de metade das vagas anunciadas.
Candidatura (emolumento): 51 euros
1.º Ano
1.ª fase
Candidaturas: 1 de março a 10 de abril de 2024
Avaliação de candidaturas: até 8 de maio de 2024
Comunicação de resultados: até 14 de maio de 2024
Matrículas: até 31 de maio de 2024
Inscrições no portal Netp@: 25 de setembro a 9 de outubro de 2024
Nota: Aos candidatos que necessitam de solicitar Visto, recomendamos que procedam à candidatura na 1ª fase de candidaturas.
2.ª fase (a abertura de 2ª fase fica sujeita à existência de vagas)
Candidaturas: 5 de junho a 5 de julho de 2024
Avaliação de candidaturas: até 31 de julho de 2024
Comunicação de resultados: até 6 de agosto de 2024
Matrículas: até 31 de agosto de 2024
Inscrições no portal Netp@: 25 de setembro a 9 de outubro de 2024
3.ª fase (a abertura de 3ª fase fica sujeita à existência de vagas)
Candidaturas: 4 a 17 de novembro de 2024
Avaliação de candidaturas: até 20 de novembro de 2024
Comunicação de resultados: até 22 de novembro de 2024
Matrículas: até 29 de novembro de 2024
Inscrições em disciplinas: até 6 de dezembro de 2024
2.º ano e seguintes:
Matrículas: até 20 setembro de 2024
(Este prazo é aplicável apenas aos alunos com ingressos a partir do ano letivo 2013/14. Os alunos inscritos em anos anteriores devem seguir o seu plano de pagamentos ou contactar a Divisão Académica para esclarecimentos)
Inscrições no portal Netp@: 25 de setembro a 9 de outubro de 2024
Propina
Propina Anual: 2.750 euros
Sobre os faseamentos de propinas, consulte o Regulamento de Propinas do IHMT.
Legislação
Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contacto com a Divisão Académica através do telefone (direto): +351 21 365 26 08 ou via e-mail secensino@ihmt.unl.pt
Pagamento
Métodos de pagamento
- Referência Multibanco (preferencial) – disponível no Netp@
- Tesouraria (numerário ou cartão de débito)
- Transferência Bancária
Informações Bancárias
Banco: Santander Totta
Balcão: LX-Santo Amaro
Morada: R. Luis de Camões, 35-C
1300-355 Lisboa
Nº Conta: 0003 23498629020
IBAN: PT50 0018 0003 23498629020 22
SWIFT: TOTAPTPL
O comprovativo de pagamento deverá ser enviado por email para secensino@ihmt.unl.pt com a respetiva identificação do curso e aluno.
DGES
Registo nº R/A – Cr 130/2014 em 08-04-2015
A3ES
Acreditado por 6 anos em 09-11-2022